Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS PACIENTES EM DIALISE PERITONEAL EM UM CENTRO ACADEMICO: UMA COMPARAÇAO COM PAISES PARTICIPANTES DO PDOPPS

Introdução

A diálise peritoneal (DP) é uma opção valiosa de terapia renal substitutiva, acessível em vários países em desenvolvimento, capaz de preservar a perda de função renal e promover maior qualidade de vida. Existe uma grande variabilidade na prescrição de DP entre os países, conforme explicado no estudo PD Outcomes and Practice Patterns Study (PDOPPS). As causas para estas discrepâncias são multifatoriais e podem incluir a falta de informação e de políticas públicas. Dessa forma, testamos se as características dos pacientes e a prescrição de DP em um centro acadêmico têm semelhanças com algum país do PDOPPS.

Material e Método

Foram incluídos todos os pacientes prevalentes em DP no mês de outubro de 2022 em nosso centro. Os dados avaliados incluíram idade, sexo, modalidade, número de trocas, número de ciclos, tempo total de terapia, volume total de permanência infundido, volume de permanência durante a troca diurna e noturna, uso de icodextrina e concentração de glicose e concentração de cálcio no dialisato.

Resultados

Os pacientes (N=42, 50% homens, idade média de 55 anos, 88% em DP automática) eram mais jovens do que aqueles da Austrália, Canadá, Reino Unido ou Japão. Nosso centro e a Tailândia tiveram uma porcentagem maior de cuidadores envolvidos na troca de DP. O volume de permanência durante o dia e a noite foi semelhante ao usado no Japão. A solução de icodextrina foi utilizada apenas em 4,8% dos pacientes. Uma concentração de cálcio no dialisato > 1,5 mmol/L foi usada com mais frequência em nosso centro do que em qualquer outro país da pesquisa PDOPPS.

Discussão e Conclusões

Embora os dados de um único centro não possam ser generalizados, o baixo uso de icodextrina, maior participação dos cuidadores nas trocas e o uso indiscriminado de dialisato de alta concentração de cálcio chamam a atenção para um problema que pode ser comum em outros centros brasileiros e em outros países em desenvolvimento.

Palavras Chave

Diálise Peritoneal, PDOPPS.

Área

Doença renal crônica

Instituições

Hospital das Clínicas USP SP - São Paulo - Brasil

Autores

JOAO PAULO SENNA FERREIRA, LILIANA MEIRA LINS KASSAR, KAROLINE WAYLA, LUIZA KARLA R P ARAUJO, BENEDITO JORGE PEREIRA, HUGO ABENSUR, ROSILENE MOTTA ELIAS