Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇAO ENTRE EXAUSTAO E DESNUTRIÇAO EM PACIENTES COM DRC NAO- DIALITICA

Introdução

Os sintomas depressivos estão associados a dependência funcional, carga de comorbidades e intercorrências relacionadas à doença renal crônica (DRC). O objetivo deste trabalho foi avaliar se a exaustão está associada a desnutrição em pacientes em tratamento não-dialítico.

Material e Método

Trata-se de um estudo transversal que avaliou indivíduos com DRC nos estágios 3b-5 em tratamento não dialítico, dos 18 aos 80 anos, e de ambos os sexos. O estadiamento da doença foi medido pela taxa de filtração glomerular estimada (TFGe). O diagnóstico de desnutrição foi obtido por meio da avaliação subjetiva global de 7 pontos (ASG7p). Pacientes com pontuação<=5 pontos foram considerados desnutridos. A exaustão foi avaliada pelo questionário Center for Epidemiological Scale- Depression (CES-D). A escala é composta por 20 itens, que comportam avaliação da frequência de sintomas depressivos vividos na semana anterior à entrevista (0=nunca ou raramente, 2=às vezes,3=maioria das vezes ou sempre). O escore final varia de 0 a 60 pontos e o ponto de corte utilizado foi de >= 16 pontos.

Resultados

Foram avaliados 145 pacientes com idade média de 64 anos (56-70), sendo 49,7% do sexo feminino; e destes 32,4% apresentaram pontuação >= 16 na CES-D. Quanto ao estadiamento da DRC 89% dos pacientes se encontravam nos estágios 3b a 4. Marcadores antropométricos não foram associados a sintomas depressivos. No entanto, a presença de desnutrição foi maior no grupo com exaustão. Após análise ajustada, foi identificado que independente do estadiamento da DRC, pacientes com desnutrição apresentaram maior chance de exaustão (OR 3.8 – IC 95% 1.712 8.281; p <0.001).

Discussão e Conclusões

Embora a desnutrição não cause diretamente a depressão, existe uma relação entre a nutrição e a saúde mental. A deficiência de certos nutrientes, a fraqueza e o cansaço ocasionado pela desnutrição, podem afetar o funcionamento adequado do cérebro e estar associada a um maior risco de desenvolvimento de sintomas depressivos. Nossos dados sugerem que a desnutrição é um fator associado à exaustão avaliada pela CES-D em pacientes com DRC.

Palavras Chave

Doença renal crônica; desnutrição; exaustão.

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Universidade Federal de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

MARIANA FERREIRA DOS SANTOS , VITÓRIA RODRIGUES MORAIS PRETO, SAMARA VIEIRA DE OLIVEIRA, AMANDA GOULART DE OLIVEIRA SOUSA, HELLEN CHRISTINA NEVES RODRIGUES, NARA ALINE COSTA