Dados do Trabalho
Título
O IMPACTO DE UMA SOLUÇAO DIGITAL PARA O ACOMPANHAMENTO E MELHORA DOS PARAMETROS METABOLICOS DE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRONICA (DRC).
Introdução
A utilização de aplicativos para o controle da alimentação, ingestão hídrica e medicamentos tem sido cada vez mais utilizada em todo mundo. O uso dos aplicativos na área de saúde tem demonstrado um grande auxílio na melhora da aderência dos pacientes aos tratamentos medicamentosos e seguimento ao plano alimentar. Objetivo: avaliar o impacto do uso de um aplicativo de orientação alimentar e controle de medicação numa população de pacientes com DRC tanto em tratamento conservador, quanto em tratamento dialítico ou transplante renal.
Material e Método
Metodologia: Foram selecionados 10 pacientes em tratamento conservador (função renal < 40 e > 15ml/min), 20 pacientes em tratamento dialítico (10 hemodiálise e 10 em diálise peritoneal automatizada) e 10 pacientes transplantados renais (função renal < 40 e > 15ml/min). O estudo está em andamento, e os pacientes serão acompanhados por 90 dias com esse objetivo. Todos os pacientes já estão fazendo uso do aplicativo em seus celulares e rotineiramente já são acompanhados a cada 30 dias, pelo serviço de nefrologia para consulta médica regular, para avaliação dos parâmetros metabólicos e nutricionais. Os pacientes têm acesso livre à equipe responsável pelo funcionamento do aplicativo e podem ser acompanhados com maior frequência se precisarem de ajuda com o aplicativo. O aplicativo calcula a quantidade de sódio, potássio, fósforo, líquidos e proteínas ingeridos pelo paciente nas refeições ao longo do dia e as compara às recomendações diárias segundo as diretrizes nutricionais publicadas, dando alerta quando se aproximam dos limites. Com isto o paciente ganha liberdade de escolha dentro das recomendações diárias. O aplicativo também alerta sobre os horários e doses das medicações prescritas pelo médico e fornece orientações como controlar a sede e reduzir o potássio nas preparações. Os pacientes devem inserir a pressão arterial, creatinina e o peso no dia da consulta e demais situações em que esses parâmetros forem aferidos.
Resultados
Resultados preliminares: O estudo teve início há 30 dias e já obtivemos melhora no ganho de peso interdiálitico dos pacientes em TRS. Todos os pacientes, independente do grupo de DRC, relataram melhora na qualidade alimentar e bem-estar geral.
Discussão e Conclusões
Os testes clínicos estão em andamento e estarão finalizados até a apresentação do trabalho
Palavras Chave
Doença Renal Cronica, Nutrição, Plataforma Digital, Tecnologia e Aplicativos
Área
Doença renal crônica
Instituições
Kronics Soluções em Serviços em Saúde Ltda - São Paulo - Brasil
Autores
MARIA CAROLINE DE AZEVEDO E SOUZA NETTO, RICARDO NEGREIROS DE PAIVA, KELCIA ROSANA DA SILVA QUADROS, PATRICIA SCHINCARIOL, GIOVANNA MORAES, MARILDA MAZZALI, MARIA ALMERINDA VIEIRA FERNANDES RIBEIRO ALVES