Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DO ESTADO NUTRICIONAL POR MEIO DE FORÇA DE PREENSAO MANUAL (FPM), AVALIAÇAO SUBJETIVA GLOBAL (ASG), INDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ALBUMINA DE PACIENTES EM HEMODIALISE
Introdução
Estabelecer quais parâmetros utilizar para diagnosticar estado nutricional de pacientes em hemodiálise é um desafio na prática clínica. A FPM tem se destacado como método de avaliação do estado nutricional, mas métodos como ASG, IMC e valores de albumina ainda são largamente utilizados. Objetivou-se com esse trabalho, descrever o estado nutricional de pacientes em hemodiálise utilizando diferentes métodos e compará-los conforme resultado da FPM.
Material e Método
Estudo realizado em uma unidade de hemodiálise da cidade de Balneário Camboriú, Brasil, onde foram incluídos todos os pacientes da clínica com condições de realizar a FPM. Foram extraídos de prontuário eletrônico, os dados demográficos (gênero, idade, tempo de tratamento e presença de diabetes) e dados nutricionais (albumina, peso, altura) do mês de maio de 2023. Após as sessões de diálise, a nutricionista da clínica mensurou a FPM (no braço sem acesso vascular) com aparelho específico e realizou a ASG dos 7 pontos conforme prática clínica. Os dados foram analisados no programo estatístico SPSS.
Resultados
Foram incluídos nesse trabalho 101 pacientes (56% homens; idade 54 (15-86) anos; 47,5% com diabetes; tempo em hemodiálise médio de 38 ±16 meses). Pelo IMC, 13 (12,5%) pacientes eram desnutridos, 38 (37,5%) eutróficos e 51 (50%) com sobrepeso. 26 pacientes foram classificados como desnutridos leves, moderados ou graves pela ASG e 38% apresentavam FPM (mediana de 21,6) abaixo do valor de referência (<23,5 para homens e <14,5 para mulheres). A albumina de 46 pacientes estava abaixo do recomendado para essa população (< 4,0 g/dL). Para comparação das avaliações de estado nutricional e demais variáveis demográficas, os pacientes foram divididos conforme resultado da FPM. Foi encontrado uma associação significativa entre a FPM e ASG (p=0,004), mas não com FPM e IMC e nem com FPM e albumina. Pacientes com maior ou menor FPM não foram diferentes estatisticamente quanto a idade, gênero, tempo de diálise e presença de diabetes.
Discussão e Conclusões
Diferentes resultados foram encontrados no diagnóstico do estado de nutricional de pacientes em diálise reforçando a necessidade de associar os métodos na prática clínica. FPM foi significativamente correlacionada com resultado da ASG.
Palavras Chave
estado nutricional, hemodiálise, FPM
Área
Multiprofissional: Nutrição
Instituições
Fundação Pró Rim - Santa Catarina - Brasil
Autores
JYANA GOMES MORAIS, TATIANA KRUGER, ISADORA FELSKI, MARCOS VIEIRA