Dados do Trabalho


Título

INTERVENÇOES NAO FARMACOLOGICAS NO CONTEXTO DE DOENÇAS CRONICAS NAO TRANSMISSIVEIS: O IMPACTO DO TREINAMENTO FISICO MODERADO NO DIABETES MELLITUS E NA DOENÇA RENAL CRONICA

Introdução

A doença renal crônica (DRC) está associada ao aumento na mortalidade cardiovascular e é um multiplicador de risco em pacientes com diabetes (DM). Ao contrário de outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) com estratégias de identificação e intervenção precoces, não há consenso para desenvolvimento de ações que contribuam com a prevenção da DRC. O exercício físico (E) é capaz de reduzir a progressão das doenças crônicas. Objetivo: Avaliar o efeito do exercício físico na função renal em animais com DM e DRC submetidos à nefrotoxicidade do contraste iodado (CI).

Material e Método

Ratos Wistar, machos, 250g-300g, nos grupos: Citrato (CT); CT+E; DM; DM+E; DM+CI; DM+CI+E; Sham; Sham+E; DRC; DRC+E; DRC+CI; DRC+CI+E. O E consistiu em natação, 60 min/dia, 5 dias/sem. Foram usados marcadores de função renal, hemodinâmica renal, perfil oxidativo e histologia renal.

Resultados

O exercício físico atenuou a deterioração da função renal em 25-30% nos grupos exercitados e reduziu o estresse oxidativo quando comparados aos sedentários. Houve redução de 40-50% na lesão tubulointersticial renal nos animais submetidos ao E.

Discussão e Conclusões

O exercício físico confirmou efeito renoprotetor nos animais DM e DRC submetidos ao insulto nefrotóxico com CI com melhora na hemodinâmica, perfil oxidativo e histologia.

Palavras Chave

Doença Renal Crônica (DRC); Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT); Lesão Renal Aguda (LRA); Exercício Físico (E).

Área

Doença renal crônica

Instituições

escola de enfermagem USP - São Paulo - Brasil

Autores

JESSICA PAOLA VILLALBA, ELOIZA DE OLIVEIRA SILVA, CARLA DJAMILA DE PINA VICTORIA, GUILHERME HENRIQUE FERREIRA VIEIRA, ALESSANDRA OLIVEIRA MAIA, MARIA DE FATIMA FERNÁNDEZ VATTIMO