Dados do Trabalho
Título
PROMOÇAO A SAUDE RELACIONADA A DOENÇA RENAL CRONICA
Introdução
O aumento das doenças crônicas entre a população é fato conhecido que suscita muitas discussões. A insuficiência renal crônica (IRC) caracteriza-se por perda progressiva e irreversível da função renal e por complexa síndrome com diversos efeitos nos sistemas do corpo humano. Neste contexto, faz-se necessário que as ações de promoção da saúde e de orientação para o autocuidado sejam fortemente promovidas entre a população que reúne os fatores de risco para desenvolvimento da IRC como também para o indivíduo que já é acometido por qualquer grau de lesão renal, afim de lentificar a sua progressão e melhorar sua qualidade de vida. Sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar as evidências cientifica sobre a promoção da saúde voltada para pacientes com Insuficiência renal crônica.
Material e Método
Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nos meses agosto a dezembro de 2022, onde se baseou em seis etapas para sua construção, a saber: Questão norteadora; busca na literatura; definição das informações extraídas dos estudos selecionados; avaliação dos estudos incluídos; discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa. Logo, com aplicabilidade das etapas, foram obtidos 12 artigos científicos para análise contento: O papel do enfermeiro, promoção e saúde, pacientes com doença renal crônica.
Resultados
Os resultados evidenciam que a maior parte dos estudos foi desenvolvida por Universidades no Brasil no ano de 2015 e publicada principalmente por periódicos internacionais. A enfermagem foi à categoria profissional que mais publicou os estudos. Ainda são incipientes as contribuições a respeito de experiências exitosas na promoção da saúde voltada a DRC, boa parte dos estudos se detém na descrição de características prioritárias a serem abordadas nessas experiências. Há um forte indicativo, a partir das evidências, de que a promoção da saúde é reconhecida como importante estratégia de renovação das práticas assistenciais do enfermeiro, reconfigurando saberes e fazeres que ampliem as alternativas de qualidade de saúde e vida do paciente com DRC.
Discussão e Conclusões
Conclui-se que o enfermeiro é visto como profissional holístico capaz de abordar as diversas problemáticas no contexto da promoção da saúde relacionada à DRC, e que o levantamento deste estudo estimula a pesquisa e o debate acerca da temática evidenciando o valor da promoção da saúde enquanto prática do enfermeiro e de toda a equipe de saúde, em destaque para os pacientes que apresentam enfermidades como a DRC.
Palavras Chave
Promoção da saúde; Insuficiência Renal Crônica; Enfermagem.
Área
Doença renal crônica
Instituições
FACULDADE IEDUCARE-FIED - Distrito Federal - Brasil
Autores
FRANCISCO ANAEL DA CRUZ MOREIRA, VALDENIA RODRIGUES TEIXEIRA, WYAERLEEN DIVINO MACHADO, JULIANA ROSA MACEDO, MARIA AUXILIADORA RESENDE SAMPAIO, SANDRA FERREIRA CORDEIRO