Dados do Trabalho
Título
O EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A MORBIDADE DA DOENÇA RENAL DIABÉTICA EXPOSTA À NEFROTOXICIDADE DA POLIMIXINA B.
Introdução
A Doença Renal Diabética (DRD) é a principal causa de doença renal crônica terminal (DRC), que é um problema de saúde pública global. A nefrotoxicidade de medicamentos, como a polimixina B (PmB), expõe ainda mais indivíduos com DRD, levando ao surgimento de lesão renal aguda (LRA). Esse cenário aumenta a vulnerabilidade dos pacientes com DRD a estágios avançados da doença. A prática de exercicio físico (EF) é uma intervenção não farmacológica que atenua as complicações da DRD e suprime sua morbidade. Objetivo: Avaliar o efeito do EF na função, hemodinâmica e histologia renal de ratos com DRD tratados com PmB.
Material e Método
Foram utilizados ratos Wistar, machos e adultos, pesando entre 280-300 g, divididos em: Citrato (CT): animais que receberam o veículo da estreptozotocina (citrato; i.v.,caudal, dose única, 1o dia do protocolo experimental); Citrato+EF: animais citrato submetidos ao treino de natação, diariamente, por 1hora, 5% do peso corporal atado a cauda, durante 4 semanas; Diabetes Mellitus (DM): animais que receberam estreptozotocina (STZ, 60 mg/kg; i.v., caudal; dose única, 1o dia de protocolo experimental, acompanhados até o 28° dia); DM+Exercício Físico (EF): animais DM submetidos à natação (1 hora/dia, 5% peso corporal atado a cauda, 4 semanas); DM+PmB: animais DM que receberam PmB (4 mg/kg/dia, i.p., 1 x dia, 5 dias); DM+EF+PmB: animais DM que receberam PmB e foram submetidos ao EF. A função renal (creatinina sérica-CrS; clearance de inulina-Clin e microalbuminúria), hemodinâmica renal (fluxo sanguíneo renal-FSR e resistência vascular renal-RVR) e perfil oxidativo (peróxidos urinários, peroxidação lipídica, nitrato urinário e tióis) foram avaliados.
Resultados
O grupo DM+PmB apresentou redução nos níveis de Clin, FSR e tiol no tecido renal, além de aumento de CrS, albuminúria, RVR e na excreção de metabólitos oxidativos. O EF atenuou a deterioração da função renal nos grupos DM e preveniu alterações hemodinâmicas, além de reduzir o estresse oxidativo.
Discussão e Conclusões
Os achados revelaram que animais exercitados não apresentaram LRA quando expostos ao insulto adicional por PmB. O EF confirmou efeito renoprotetor na morbidade de ratos com DRD expostos à nefrotoxicidade PmB.
Palavras Chave
Diabetes Mellitus; Doença renal diabética; Polimixina B; Nefrotoxicidade, Exercício Físico.
Área
Ciências básicas
Instituições
Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
ELOIZA OLIVEIRA SILVA, JESSICA PAOLA VILLALBA, CARLA DJAMILA DE PINA VIC TORIA, GUILHERME HENRIQUE FERREIRA VIEIRA, ALESSANDRA OLIVEIRA MAIA , MARIA DE FATIMA FERNANDES VATTIMO