Dados do Trabalho


Título

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES ACOMETIDOS POR COVID-19 QUE EVOLUIRAM PARA INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA EM UTI

Introdução

Apesar de inicialmente terem surgido como agentes etiológicos de resfriados comuns, os coronavírus se tornaram uma ameaça global no século XXI, provocando síndromes respiratórias com alto poder de transmissão e contribuindo para quadros graves que podem levar à morte. Além dos danos ao sistema respiratório, a insuficiência renal aguda (IRA) é uma importante complicação da COVID-19. O estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura.O objetivo geral do estudo foi evidenciar as contribuições da assistência prestada pelo enfermeiro ao indivíduo com complicações renais correlacionadas a infecção causada pelo COVID-19.

Material e Método

A revisão seguiu sendo realizada através de consulta online nas seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVSMS). Assim, a ampla frequência de pacientes com LRA nas unidades de terapia intensiva exigem do enfermeiro, um papel fundamental, baseado em uma intervenção que proporcionem qualidade e segurança.

Resultados

Para a realização da pesquisa foi realizado uma pesquisa integrativa, seguindo os preceitos do estudo exploratório e seletivo, publicados em 2020 e 2022 .Durante a busca foram encontradas 90 publicações.
A partir disso, os artigos selecionados foram extraídos das seguintes bases de dados: 02artigos da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), 02 artigos Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde ,04 artigos da Scientific Electronic Library Online (Scielo). Após a leitura e análise dos dados de cada artigo, estes foram agrupados em um quadro, e logo após discutido em categorias.

Discussão e Conclusões

Depois de selecionado o material, foram extraídos e organizados os dados para análise em 3 categorias, que são: Insuficiencia renal aguda; Insuficiência renal aguda em pacientes com COVID-19 internados em UTI e Cuidados de enfermagem em pacientes com IRA em UTI. Em virtude ao quadro de vulnerabilidade que implica essa patologia, ficou evidente a relevância do papel desempenhado pelo profissional enfermeiro centrado no cuidado físico abrangendo similarmente fatores biopsicossociais, na busca pela promoção da saúde e bem-estar do paciente no contexto inserido.
As lacunas identificadas na assistência a este público reforçam a necessidade de reorganização no processo de trabalho da equipe de enfermagem alinhados as atribuições de uma equipe multiprofissional

Palavras Chave

COVID-19.Lesão renal aguda.Assistencia de enfermagem.Unidade de Terapia Intensiva

Área

COVID

Instituições

INSTITUTO UNI EDUCACIONAL - Ceará - Brasil

Autores

VALDENIA RODRIGUES TEIXEIRA, FRANCISCO ANAEL DA CRUZ MOREIRA, BRUNA FURTADO SENA DE QUEIROZ , SARAH NAYANE OLIVEIRA COELHO LUZ, MARIA DOS REMÉDIOS COUTINHO DE SOUSA, WYARLENN DIVINO MACHADO