Dados do Trabalho


Título

FUNÇAO RENAL E COMPLICAÇOES EM CRIANÇAS COM FALENCIA INTESTINAL RECEBENDO NUTRIÇAO PARENTERAL EM LONGO PRAZO

Introdução

A nutrição parenteral (NP) a longo prazo tem sido associada a complicações renais, incluindo hipercalciúria, nefrocalcinose/nefrolitíase, proteinúria e redução da taxa de filtração glomerular (TFG). Os dados pediátricos são escassos e de curto prazo ou restritos a estudos transversais. Nosso estudo teve como objetivo avaliar as complicações renais em crianças com falência intestinal (FI) que recebem NP de longa duração.

Material e Método

Estudo prospectivo, observacional longitudinal em pacientes com FI acompanhados em um único centro de reabilitação intestinal pediátrico. Variáveis de desfecho: taxa de filtração glomerular (TFGe), frequência de hipercalciúria, nefrocalcinose/nefrolitíase, proteinúria, fosfatúria e oxalúria durante o período de seguimento. Variáveis de exposição: idade, duração da nutrição parenteral e tipo de síndrome do intestino curto (SIC). O estudo foi aprovado pelo comitê de ética do hospital.

Resultados

Vinte e quatro crianças (54% sexo masculino), mediana de idade = 74 meses (16 - 205), tempo mediano recebendo NP = 47,5 meses (IQ 26,5). Os dados foram avaliados em dois momentos (out/19 a nov/22), com intervalo mediano de 8 meses (IQ 4,5 meses). Hipercalciúria foi observada em 60,8% e 58,3%, aumento da fosfatúria em 25% e 18,7%, aumento da oxalúria em 36,8% e 25% e aumento da microalbuminúria/proteinúria em 19% e 13,6% dos pacientes, respectivamente, nos momentos 1 e 2. Nefrolitíase foi observada em apenas um paciente e observaram-se rins pequenos e hiperecogênicos em outro paciente. A mediana da TFGe foi de 164,5 ml/min/1,73m2 (IQ 52,7) e 195 ml/min/1,73m2 (IQ 38,7) nos momentos 1 e 2, respectivamente. Houve apenas um paciente com TFGe reduzida (77,7 e 78 ml/min/1,73m2) em ambos os momentos. Observou-se associação significativa entre SIC (tipo 3) e TFGe, com coeficiente β = - 41,07 ([IC] de 95%, -66,5 ; -15,6, p=0,002). Realizou-se avaliação da eTFG com equações utilizando cistatina C combinada com creatinina em 9 pacientes.

Discussão e Conclusões

As principais complicações foram hipercalciúria e microalbuminúria, além do estado de hiperfiltração glomerular, potenciais fatores de risco para disfunção renal em longo prazo. Apesar da alta incidência de hipercalciúria, nefrocalcinose/nefrolitíase foi observada em apenas um paciente. O monitoramento a longo prazo de vários aspectos da função renal é essencial para caracterizar alterações precoces, permitindo minimizar os danos potenciais decorrentes da NP prolongada na progressão da disfunção renal em pacientes pediátricos.

Palavras Chave

função renal ; complicações renais ; crianças ; nutrição parenteral

Área

Nefropediatria

Instituições

Hospital Samaritano - São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

EDUARDO FREITAS HATANAKA, HEITOR PONS LEITE, PAULO CESAR KOCH NOGUEIRA, MARIANA JANIQUES BARCIA MAGALHAES FONSECA, CAMILA PENTEADO GENZANO, FERNANDO KAZUAKI HAMAMOTO, KEILLA MAYUMI CASTELO BRANCO UCHOA, GIOVANA SERTORI GALATI SABIO, AMANDA MICHELLY BRAGA DA MATA, MARIA FERNANDA CARVALHO DE CAMARGO