Dados do Trabalho


Título

COMPLICAÇOES NO TRANSPLANTE RENAL E SUAS IMPLICAÇOES NA INTERVENÇOES DE ENFERMAGEM

Introdução

O transplante renal é um procedimento cirúrgico que consiste na transferência de um rim saudável de uma pessoa para outra que possui doença renal terminal, logo existem complicações infecciosas em pacientes no pós transplante renal, são causas de morbidade e mortalidade que indicam necessidade de melhor conhece-las, preveni-las e trata-las, assim as intervenções de enfermagem são fundamentais no acompanhamento deste paciente. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a produção cientifica sobre as principais complicações infecciosas em pacientes transplantados renais e suas implicações às intervenções de enfermagem.

Material e Método

Esta é uma revisão integrativa da literatura que consiste na análise de estudos sobre um tópico científico, compõem 06 etapas de desenvolvimento, a questão norteadora neste foi: Quais são as principais complicações infecciosas no transplante renal e suas implicações às intervenções de enfermagem? Para pesquisa se consultou nas bases de dados PUBMED, LILACS e Scielo, foi considerado estudos do período de 2016 a 2023, realizado em janeiro de 2023. Foram selecionados 38 artigos, desta maneira, foi realizada a leitura seletiva, analítica e interpretativa do universo de referências selecionadas relacionando-as ao objetivo da pesquisa.

Resultados

Os resultados desta pesquisa demonstraram que as principais complicações infecciosas foram categorizadas quanto ao sitio de infecção, agente infecioso e numero de infecções, onde a mais predominante foi a do trato urinário (Escherichia coli), seguida por sistêmica (Citomegalovírus). Os artigos não apresentam no texto a descrição sobre como as complicações infeccionas apos o transplante renal podem implicar diretamente nas intervenções de enfermagem. Entretanto, se considera a literatura buscada e pratica clinica que identificou importantes evidências e traduzem as respostas humanas sobre as complicações apresentadas o que pode implicar nas intervenções de enfermagem, isso por que estão diretamente relacionados ao modo em que se desenvolverão as ações de enfermagem onde devem estar baseadas no diagnóstico de enfermagem (DE) apropriado para cada caso.

Discussão e Conclusões

Portanto, consequentemente para promover, manter e recuperar a saúde do paciente, o enfermeiro deve primar pela a acurácia diagnostica baseada em evidências clínicas e fatores de risco, a fim de promover melhoras práticas em ambiente seguro e reduzir a exposição do paciente às complicações, alem de criar vinculo entre o enfermeiro e paciente.

Palavras Chave

Complicações, transplante renal, intervenção de enfermagem.

Área

Transplante

Instituições

FACULDADE IEDUCARE-FIED - Ceará - Brasil

Autores

FRANCISCO ANAEL DA CRUZ MOREIRA, VALDENIA RODRIGUES TEIXEIRA, IASMIM CUNHA MARANGUAPE ARAUJO, WYAERLENN DIVINO MACHADO, MARIA AUXILIADORA RESENDE SAMPAIO, MARIA LUCIANA TELES FIUZA