Dados do Trabalho
Título
Associação da ingestão dietética com força muscular e desempenho físico de pacientes em hemodiálise
Introdução
Pacientes com doença renal crônica (DRC) em hemodiálise (HD) apresentam maior risco de distúrbios nutricionais específicos, como a desnutrição energético-proteica. Dessa forma, há uma diminuição de reservas musculares, o que pode levar a piora de força muscular e desempenho físico, o que impacta na qualidade de vida e longevidade. Um dos fatores que pode afetar a função física é a ingestão dietética em quantidades insuficientes e de boa qualidade. Portanto, o objetivo desse estudo é avaliar a associação da ingestão dietética com força muscular e desempenho físico de pacientes em HD.
Material e Método
Estudo transversal que incluiu pacientes adultos em HD crônica. A avaliação da ingestão alimentar foi realizada utilizando o registro alimentar de 72 horas. A média da ingestão de energia, carboidrato, lipídio, proteína total, proteína animal e vegetal, e tiamina foram calculadas. Avaliação do desempenho físico foi realizada por Short Physical Performance Battery (SPPB) e velocidade de marcha (VM). Avaliação da força muscular foi feita por teste de sentar e levantar (SL) e força de preensão manual (FPM). Todos os testes foram realizados no mesmo dia, antes da sessão de HD. Os pacientes foram agrupados de acordo com os resultados de testes de força e desempenho utilizando os pontos de corte propostos pelo consenso de sarcopenia da EWGSOP. A ingestão dietética desses grupos foi comparada por teste t de Student ou Mann-Whitney.
Resultados
Foram avaliados 38 pacientes, 57,9% do sexo masculino, idade média 59,9±12,4 anos e nefrosclerose hipertensiva foi a principal causa de DRC (42,1%). Em relação aos testes de força e desempenho, 28,9% dos pacientes apresentaram resultados de SPPB abaixo do ponto de corte, 36,8% apresentaram teste de VM abaixo do ponto de corte, 39,4% abaixo do ponto de corte de SL e 23,7% abaixo dos pontos de corte de FPM. A ingestão dietética não apresentou diferença estatística significante entre os grupos de acordo com a força e desempenho físico.
Discussão e Conclusões
Ingestão dietética não se associou com força e desempenho físico nessa amostra de pacientes em HD. Outros fatores podem ter maior influência na força e desempenho físico e, portanto, devem ser investigados.
Palavras Chave
Doença renal crônica; força de preensão manual; hemodiálise; sarcopenia
Área
Multiprofissional: Nutrição
Instituições
Universidade Federal de Uberlandia - Minas Gerais - Brasil
Autores
CAROLINE FAVARÃO DA SILVA , RAYANNE CECÍLIA OLIVEIRA DA SILVA, ISADORA CORDEIRO TROMBIM, LORRAINE FARIA CROZARA SOUSA, BARBARA PEREZ VOGT