Dados do Trabalho


Título

TESTES UTILIZADOS PARA AVALIAR A CAPACIDADE FUNCIONAL EM RECEPTORES DE TRANSPLANTE RENAL. UMA SISTEMATICA ANALISE.

Introdução

Pacientes receptores de transplante renal apresentam alterações musculoesqueléticas e de capacidade funcional. Existem diversas avaliações disponíveis para mensurar a capacidade funcional, porém não há um teste específico para a população renal crônica. Esta revisão tem como objetivo identificar quais testes são utilizados para avaliar a capacidade funcional em receptores de transplante renal.

Material e Método

Foi realizada uma revisão sistemática de acordo com as diretrizes do PRISMA e registrada no PROSPERO.

Resultados

Trinta e um estudos foram incluídos nesta revisão, dos quais 7 foram randomizados, 14 não randomizados e 10 observacionais. Os testes encontrados foram: ISWT (5%), TUG (3%), GUG (3%), STS60 (13%), 30CST (30%), CPET (49%), SPPB (5%) e 6MWT (21%), apenas um estudo realizou validação e um teste para a população de receptores de transplante renal, e não foram encontrados estudos que avaliassem as propriedades psicométricas ou a precisão diagnóstica dos testes. Nenhum estudo apresentou um alto grau de evidência de acordo com o GRADE.

Discussão e Conclusões

Na última década, houve um aumento significativo nos estudos que avaliaram a capacidade funcional em pacientes transplantados, com uma ampliação na variedade de testes utilizados. No entanto, há uma importante limitação, pois não há padronização para o uso dos testes, e somente o ISWT já foi validado para a população de transplante renal, não sendo o teste mais utilizado nessa população. São necessários estudos para validar esses testes em pacientes transplantados e avaliar a precisão dos testes nessa população

Palavras Chave

Transplante renal; Tolerância ao exercício; Testes de capacidade funcional; Capacidade física.

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

Hopsital do Rim - São Paulo - Brasil

Autores

GRAZIELLA ALVES SILVA