Dados do Trabalho


Título

O USO DE CINALCACETE DURANTE GESTAÇAO - RELATO DE 2 CASOS

Relato do Caso

Caso 1:Paciente de 33 anos, doença renal crônica (DRC) por litiase de repetição, realizou hemodiálise por três anos,e receptora de transplante renal,com esquema imunossupressor com tacrolimo, azatioprina e prednisona, à data do transplante apresentava níveis elevados PTH, que se mantiveram após um ano de seguimento, em investigação complementar apresentando hiperplasia de paratireoides, sendo introduzido então Cinacalcete evoluindo com controle de calcemia. Após 3 anos do transplante, com creatinina sérica de 1,8mg/dl, foi diagnosticada gravidez com 17 semanas. Devido à indisponibilidade cirúrgica imediata, diagnóstico de gravidez em idade gestacional avançada,e riscos relacionados à hipercalcemia foi optado por manter Cinacalcete 60mg/dia com controle de calcemia durante gestação, evoluiu com Pre eclampsia e parto cesáreo por iteratividade com 33 semanas, RN pesando 2175 com internação em UTI neonatal devido baixo peso, mas sem malformações ou outras complicações. Caso 2: Paciente de 30 anos, DRC por refluxo vesico ureteral, realizou hemodiálise por 6 anos e receptora de transplante renal, imunossupressor: tacrolimos, azatioprina e prednisona, PTH pré Transplante de 1791 com hipercalcemia e recebendo Cinacalcete 120mg/dia, mantendo hipercalcemia em programação de cirurgia de paratireoidectomia, 1 ano e 7 meses após, diagnosticada com gestação tópica de feto único com 12 semanas de gestação, e à exemplo do caso 1 optado por manutenção de medicação. Evoluiu durante gestação com níveis elevados, porém estáveis de calcemia, Parto cesárea por falha de indução, a termo, com rn pesando 2115 gramas, sem demais intercorrências ou malformações.
Discussão e conclusão: A gravidez e lactação promovem uma miríade de alterações fisiológicas a fim de atender demandas fetais e neonatais, destes, o balanço positivo de cálcio, fósforo e magnésio são primordiais para o completo desenvolvimento ósseo fetal. Há em literatura 6 relatos de casos do uso do Cinacalcete em gestantes portadoras de Hiperparatireoidismo primário, com eventos adversos relatados de hipocalcemia neonatal, mas sem relatos de malformações ou demais intercorrências. Este relato é inédito ao apresentar a segurança no seu uso em duas gestações em portadoras de Hiperparatireoidismo terciário associado à doença renal crônica e tal condição deverá tornar-se mais frequente devido aumento de longevidade e fertilidade em hemodiálise e transplante renal.

Palavras Chave

Distúrbio Mineral e Ósseo na Doença Renal Crônica, Gravidez , Cinacalcete

Área

Doença renal crônica

Instituições

Unifesp/Hrim - São Paulo - Brasil

Autores

DAVI RETTORI PARDO DOS SANTOS, RENATO DEMARCHI FORESTO, FELIPE FAVORETTE CAMPANHARO, LILIAN ANDRADE ROCHA, NELSON SASS, HELIo TEDESCO SILVA