Dados do Trabalho


Título

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM INSUFICIENCIA RENAL AGUDA EM HEMODIALISE

Introdução

A insuficiência renal (IRA) é uma síndrome que se apresenta por múltiplas causas ocasionando uma lesão que é caracterizada pela diminuição da filtração glomerular, onde resulta da incapacidade do rim de excretar produtos nitrogenados para manter a homeostase de fluidos e eletrólitos levando ao paciente a terapias renais substitutivas, como a hemodiálise, um processo que remove solutos acumulados em pacientes com perda parcial ou total da função renal através de uma máquina. A enfermagem é uma área que esta diretamente relacionada à pacientes em tratamento hemodialítico, presta cuidados diretos e contínuos aos pacientes em tratamento hemodialítico, seja no pré, trans. ou pós-diálise. O objetivo do presente trabalho foi descrever a importância da assistência de enfermagem na pessoa com insuficiência renal aguda em Hemodiálise.

Material e Método

A Pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa do tipo revisão narrativa, foi realizada nos meses de janeiro a maio de 2023, onde foram avaliados 126 artigos e partir de uma leitura seletiva nos bancos de dados Scientific Eletronic Library (Scielo) e Bliblioteca Virtual em Saúde (BVS), dos anos de 2017 a 2023, foram incluídos 23 artigos para estudo. A revisão foi norteada pelo seguinte questionamento: Qual a importância da assistência de enfermagem na pessoa com insuficiência renal aguda em hemodiálise?

Resultados

Foi realizada uma síntese dos 23 artigos encontrados, onde os resultados apontam a importância dos cuidados de enfermagem ao paciente com insuficiência renal aguda, visto que visa promover a melhor qualidade de vida do paciente em tratamento, prevenindo o agravamento da patologia e complicações durante o tratamento hemodialítico, além disso, acolher o paciente, acompanhar toda sua evolução diariamente, orientar o paciente e sua família, construir vinculo de confiança, e prestar um cuidado inteiramente humanizado, visando resultar em melhor qualidade de vida para este paciente.

Discussão e Conclusões

Em vista disso, conclui-se que a enfermagem representa um conjunto de profissionais que atuam de forma direta e contínua na hemodiálise, o que inclui saber lidar diante de prováveis complicações, cuja ocorrência é frequente durante as sessões. Portanto, urge que os enfermeiros busquem conhecimento teórico, aprimorando as práticas e se mantendo atualizados para oferecer um tratamento seguro e capacitado mediante o paciente que possui insuficiência renal. Esperando-se a promoção de uma assistência de enfermagem hábil ao indivíduo que realiza a hemodiálise.

Palavras Chave

Cuidados de enfermagem, Insuficiência renal aguda, Hemodiálise.

Área

Injúria renal aguda

Instituições

Faculdade Ieducare-FIED - Ceará - Brasil

Autores

FRANCISCO ANAEL DA CRUZ MOREIRA , VALDENIA RODRIGUES TEIXEIRA, IASMIM MARANGUAPE CUNHA ARAUJO, WYARLENN DIVINO MACHADO