Dados do Trabalho
Título
FRAGILIDADES FISICAS DE ADULTOS E IDOSOS COM DOENÇA RENAL CRONICA EM HEMODIALISE DE UM HOSPITAL DE ENSINO
Introdução
A fragilidade é uma síndrome multidimensional qualificada por gerar vulnerabilidade e estresse físico, emocional, psicológico, social e diminuição da sobrevida, é fortemente prevalente em pacientes com Doença Renal Crônica (DRC), sendo aqueles em diálise os mais frágeis.
Material e Método
Estudo observacional, transversal, com delineamento descritivo, abordagem quantitativa do tipo analítico com correlação entre variáveis. A coleta de dados foi realizada no setor de hemodiálise do Hospital de Ensino do interior do estado de São Paulo. Foi constituída por uma população de 320 adultos e idosos, de ambos, portadores de Doença Renal Crônica que fazem hemodiálise. Foram utilizados instrumentos: Instrumento de Caracterização do Participante; Tilburg Frailty Indicator; Escala de Independência em Atividades da Vida Diária – Katz e Escala de Atividades Instrumentais de Vida Diária de Lawton. Para a análise dos dados será usado como método o teste do Qui-Quadrado (x2) e teste Exato.
Resultados
A amostra foi de 108 pacientes, sendo 58 idosos e 50 adultos. Destes a maioria eram homens, casados, brancos, moram em cidades da região, com companheiros ou filhos, aposentados , ate um salario mínimo, com renda familiar de um a três salários mínimos. Quanto a saúde a maioria apresentam hipertensão arterial, diabetes miellitus, fazem hemodiálise , com fistula arteriovenosa, tem o IMC normal, não teve COVID-19, ficou em isolamento social, foram vacinados com cinco doses, querem fazer transplante renal ,descrevem sua saúde com regular , não ingerem bebida alcoólica, não fumam e os idosos sofreram o dobro de quedas em relação aos adultos. Com relação a fragilidade a maioria dos adultos e idosos relatam nos últimos 12 meses perda de peso sem fazer dieta, sentirem-se mais enfraquecido e acha que sua força diminui, fez menos atividades físicas do que fazia e na última semana sentiu que não conseguia levar adiante suas coisas. Na escala Tilburg Frailty Indicator a maioria se sente saudável.Na escala de independência em atividades de vida de KATZ a maioria dos adultos e idosos são independente em todas as funções. Na escala de atividades instrumentais da vida diária de LAWTON os adultos em hemodiálise tiveram 21 pontos (independência) e os idosos 17 pontos (dependência parcial).
Discussão e Conclusões
Conclui-se então que os pacientes adultos e idosos em hemodiálise são frágeis física, psicológico e socialmente, confirmou-se associação da fragilidade física com a depressão e da fragilidade social com o apoio social e a depressão.
Palavras Chave
Adulto, idoso, fragilidade, hemodiálise, Doença Renal Crônica, atividade de vida diária, enfermagem.
Área
Doença renal crônica
Instituições
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - São Paulo - Brasil
Autores
RITA DE CÁSSIA HELÚ MENDONÇA RIBEIRO RIBEIRO, RENATO MENDONÇA RIBEIRO, ANA LAURA DE MELO MARQUES, ANA BEATRIZ ARMIATO GONÇALVES DA SILVA, ANA FLAVIA CARVALHO, ANA LAURA CÂMARA ROLLA, ESTHER DOMICIANO PATRÍCIO, ISABELA DURANTI RUIZ, IONARA MAGALHAES PAES GOMES, JOÃO DANIEL DE SOUZA MENEZES, JULIA RANSETTI MACHADO DA COSTA, MARCIA LUCIA DE SOUZA, NATHALIA OLIVEIRA MATTOS, PAOLA RODRIGUES CAZEIRO, RAPHAEL BENZATTI TOMÉ, RAYANE OLIBEIRA DA CUNHA, SAMIRA HELENA CHAVES TAHA, TÂNIA CASSIANO GARCIA GONÇALVES, THIFANY ROCHA MENDONÇA