Dados do Trabalho


Título

PAPEL DA ACE2 NA MODULAÇAO DE ENDOCITOSE DE ALBUMINA NO TUBULO PROXIMAL

Introdução

O túbulo proximal é um segmento do néfron responsável pela reabsorção de proteínas por meio de endocitose mediada por receptores, mas ainda não é totalmente compreendido como esse processo é regulado em condições fisiológicas. O Sistema Renina Angiotensina promove seus efeitos por meio de enzimas e peptídeos efetores, que se dividem em dois grandes eixos: o clássico, que engloba a enzima conversora de angiotensina/angiotensina II/receptor AT1 e a enzima conversora de angiotensina tipo 2/Angiotensina 1-7 /receptor MAS- via alternativa ou protetora. Nosso grupo demonstrou que a sinalização AngII/AT1R diminui a endocitose de albumina de células endoteliais do túbulo proximal por meio da diminuição de expressão de megalina, um receptor de albumina. Entretanto, os efeitos do ACE2 no manejo da albumina no túbulo proximal ainda são desconhecidos.

Material e Método

Foram utilizadas as linhagens de células do túbulo proximal LLC-PK1, HEK-293 e HEK-293 com superexpressão de ACE2, ACE2-HEK-293. Albumina-FITC, DQ-Albumina e Dextran-FITC foram usados ​​para medir o manuseio de proteínas por fluorescência associada à célula. Foram utilizados inibidores e antagonistas farmacológicos específicos para ECA (Captopril), ECA2 (MLN-4760), AT1R (Losartan), MASR (A779). A análise estatística foi realizada com GraphPad Prism.

Resultados

Células HEK-293 superexpressando ACE2 (ACE2-HEK-293) mostraram aumento seletivo na endocitose mediada por receptor, detectada por maiores taxas de endocitose de albumina-FITC (2,2 vezes) e de DQ-Albumina (1, 57 vezes), mas sem alterações na endocitose de fase fluida, detectada por dextran-FITC (1,02 vezes), quando comparada com HEK-293. O tratamento overnight com o inibidor de ACE2 MLN-4760 diminuiu a endocitose de albumina-FITC em ambas as células HEK-293 (0,713 vezes) e ACE-HEK-293 (1,068 vezes) em comparação com suas respectivas células de controle. Curiosamente, a co-incubação com losartan (um bloqueador do receptor de angiotensina) bloqueou o efeito inibitório de MLN-4760 em ambas as células HEK-293 (0, 85 vezes) e ACE2-HEK-293 (1, 586 vezes). O losartan sozinho não mostrou nenhum efeito.

Discussão e Conclusões

Portanto, esses resultados indicam que a modulação da ACE2 é resultado da diminuição da atividade da Angiotensina II, e não do aumento da atividade da Angiotensina 1-7. Isso nos possibilita entender melhor a progressão da doença renal e estudar possíveis novos alvos terapêuticos no manejo da doença.

Palavras Chave

ACE2, túbulo proximal, endocitose de albumina

Área

Ciências básicas

Instituições

UFRJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

HELENA RIBEIRO PEIXOTO, RODRIGO PACHECO SILVA-AGUIAR, DIOGO PERUCHETTI, ANA ACÁCIA PINHEIRO, CELSO CARUSO NEVES