Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DE CONSTRUCTOS COGNITIVOS EM PACIENTES RENAIS CRONICOS EM HEMODIALISE

Introdução

Os constructos cognitivos são uma combinação de conceitos e estruturas, que possibilitam a percepção e interação com o meio. Pacientes com doença renal crônica, frequentemente apresentam comprometimento cognitivo, necessitando de acompanhamento profissional conjunto e especializado para as alterações, integrando ainda, possíveis demandas de qualidade de vida. As alterações podem abarcar, dificuldades de compreensão das orientações fornecidas por terceiros, como as fornecidas por profissionais da área da saúde, assim prejudicando a adesão ao tratamento. O objetivo deste estudo é caracterizar e avaliar a presença de disfunções cognitivas e executivas em pacientes que realizam tratamento de hemodiálise.

Material e Método

Estudo quantitativo do tipo exploratório transversal, que realizou avaliação em uma amostra institucional (conveniência). Sendo utilizados os seguintes instrumentos: Questionários sociodemográficos, Montreal Cognitive Assessment basic (MoCA- basic), Teste dos Cinco Dígitos, Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley e o Kidney Disease Quality of Life Short Form - (KDQOL-SF). A pesquisa foi submetida à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer n° 5731794.

Resultados

Os dados foram analisados quantitativamente por meio de estatística descritiva, média e porcentagem dos resultados. Participaram da pesquisa 19 pacientes, sendo sua maioria do sexo masculino, com média de idade de 51 anos, casados, com mais de 8 anos de estudo, católicos e com pouco conhecimento acerca de seu diagnóstico inicial. Quanto as disfunções foram identificadas porcentagens superiores a 30% de disfunção cognitiva geral e mais de 60 % déficits proeminentes em linguagem, memória operacional, controle de tomada de decisão e escolhas. Em relação à qualidade de vida, os domínios com menores pontuações foram saúde geral (53), limitações emocionais (57), trabalho (34) e carga da doença renal (56).

Discussão e Conclusões

A pesquisa indicou alterações cognitivas significativas em pacientes renais crônicos em hemodiálise, mais especificamente em linguagem, memória operacional, controle de tomada de decisão, funções executivas, orientação, abstração, cálculo, atenção e percepção visual. Diante do aspecto qualidade de vida, foram identificadas alterações significativas principalmente na relação com o trabalho/atividade laboral. Os resultados corroboram a literatura existente e podem indicar fatores importantes que interfiram na compreensão do tratamento e consequentemente à adesão.

Palavras Chave

Doença renal crônica, Avaliação psicológica, Hemodiálise e Cognição

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - São Paulo - Brasil

Autores

PAULA FRANCIELE NOGUEIRA, JAYNE ZANIRATTO , KARINA KELLY BORGES, CARLA RODRIGUES ZANIN