Dados do Trabalho
Título
O DELTA DE SODIO ESTA ASSOCIADO AO CONTROLE DA PRESSAO ARTERIAL EM PACIENTES EM DIALISE PERITONEAL
Introdução
A hiperidratação é frequentemente encontrada em pacientes em diálise peritoneal (DP). Não há associação clara entre sobrecarga volêmica e hipertensão nessa população. Como as trocas curtas estão associadas à diminuição da remoção de sódio por causa do sieving peritoneal de sódio, levantamos a hipótese de que um menor decaimento de sódio na primeira hora pode estar associado a um pior controle da pressão arterial (PA).
Material e Método
Trata-se de uma análise transversal de pacientes prevalentes em DP. Avaliamos o decaimento de sódio no dialisato subtraindo o sódio inicial e após 1 hora de permanência com bolsa de glicose a 4,5%, idealmente de pelo menos 5 mmol/L. Hiperhidratação foi definida como razão água extracelular/água corporal total ≥ 0,39, medido por bioimpedância. PA não controlada foi definida como valor medido no consultório > 140/90 mmHg, em aparelho digital automático.
Resultados
47 pacientes (idade 52 18 anos, 53% homens) foram incluídos. Hiperidratação foi encontrada em 62% dos pacientes e PA não controlada em 34% dos pacientes; decaimento de sódio < 5mmol/L foi observado em 57% dos pacientes, que se caracterizaram por um maior percentual de PA elevada (81,3% vs. 18,8%, p=0,018), apesar do uso semelhante de medicamentos anti-hipertensivos; ausência de diferença quanto ao estado de hiperidratação, de perfil de transporte de membrana, ciclos/volume de prescrição de DP, volume de ultrafiltração e função renal residual. O decaimento de sódio < 5mmol/L permaneceu significativamente associado à PA não controlada (HR 11,8, IC 95% 2,0-68, p=0,006), mesmo após ajuste para uso e número de classes de anti-hipertensivos.
Discussão e Conclusões
Discussão: A remoção de sódio em DP é uma função do transporte convectivo associado à ultrafiltração (UF) e fornece uma estimativa da função das aquaporinas-1 (AQP1). O decaimento de sódio deve ser monitorado, pois pode gerar informações sobre a qualidade da membrana peritoneal e se associa com o controle de PA.
Conclusões: A associação entre o menor decaimento de sódio no dialisato e a PA não controlada sugere que a remoção dialítica de sódio deve ser incluída como um importante parâmetro de adequação em DP.
Palavras Chave
Sódio, pressão arterial, diálise peritoneal.
Área
Doença renal crônica
Instituições
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
WASHINGTON ALVES FREIRE FILHO, ANA TERESA PEREIRA VIEIRA, EDILENE MARIA DOS SANTOS, LUIZA KARLA ARAÚJO, HUGO ABENSUR, BENEDITO JORGE PEREIRA, ZITA M BRITTO, ROSILENE MOTTA ELIAS