Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO SOBRE O CONHECIMENTO DA ESPECIALIDADE NEFROLOGIA E A PRESENÇA DE FATORES DE RISCO PARA DOENÇA RENAL CRONICA EM UMA AMOSTRA DE POPULAÇAO

Introdução

É sabido que a doença renal crônica(DRC) é crescente no Brasil com evidências que grande parte da população não tem conhecimento suficiente sobre o assunto. As poucas divulgações sobre prevenção da DRC e seus fatores de risco levam a um impacto tanto na qualidade de vida quanto nos custos envolvidos no tratamento dos pacientes com DRC avançada. Assim o objetivo desse estudo foi investigar em amostra da população o grau de conhecimento na especialidade nefrologia, creatinina, a presença de fatores de risco e hábitos saudáveis.

Material e Método

Realizado estudo em sala de espera numa Policlinica de Volta Redonda/RJ no dia 09/03/2023 por quatro estudantes da Liga de Nefrologia da UniFOA(LANU), através de aplicação de questionário, aos voluntários que consentiram participar, sobre conhecimento da nefrologia, creatinina, sexo, idade, ter diabetes mellitus (DM) hipertensão arterial (HA)e DRC, ingesta hídrica diária e atividade física semanal. Aferido glicemia capilar, pressão arterial e IMC. Os resultados das variáveis foram expressos como média e desvio-padrão.

Resultados

O estudo teve a participação de 65 voluntários, com média de idade de 55,1±16,1anos, 68% do sexo feminino. A maioria dos entrevistados (55%) não conhecia a especialidade nefrologia e nunca ouviu falar em creatinina. A média de IMC foi 27,8, com 68% acima de 25. A média de glicemia capilar foi 112mg/dl. Apenas 33% fazem atividade física regular. 41% fazem ingestão hídrica mais de 8 copos/dia. 23% tem DRC na família, desses apenas metade conhece a nefrologia e a creatinina. No que diz respeito ao DM, 24,6% tem e 47,6% tem HA. 20% tem DM e HA. 11,8% tem doença renal conhecida e acompanham com nefrologista. Na população com fatores de risco(n=34) 41,2% informaram ter ingesta hídrica maior que 8 copos por/dia.A média de IMC nessa população foi de 29,2, glicemia capilar 124mg/dl (76-381) e Pressão arterial foi 140x85 mmhg. 75% são sedentários. Entre os saudáveis (n=31) a media de glicemia capilar foi 82,6mg/dl, de Pressão arterial 128x82 mmhg, IMC:26,1. 55% são sedentários e apenas 42% tem boa ingesta hídrica.

Discussão e Conclusões

Como pesquisas anteriores, verificado nesse estudo pouco conhecimento sobre a nefrologia e creatinina. A maioria da população estudada tem sobrepeso, não pratica atividade física com regularidade e não tem boa ingesta hídrica. São necessárias mais ações de educação em saúde para que a população conheça melhor os fatores de risco de doenças renais e consequentemente possa adotar medidas de prevenção e controle mais adequadas.

Palavras Chave

nefrologia; creatinina; prevenção; doença renal crônica, educação em saúde

Área

Ligas acadêmicas

Instituições

UniFOA - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

PIETRO FONTANEZZI SACRAMENTO VELTRI COSTA, JULIA SIQUEIRA FERREIRA, MAYARA COSTA MANSO MORAIS, GLORIA BECHARA BARROS, ALESSANDRA VIEIRA VARGAS