Dados do Trabalho


Título

AUSENCIA DE VIREMIA PELO VIRUS DA HEPATITE C EM PACIENTES SOB HEMODIALISE COM ANTI-HCV NEGATIVO.

Introdução

Pacientes em hemodiálise constituem um grupo particularmente exposto à infecção pelo vírus da hepatite C, tornando a doença cerca de cinco vezes mais prevalente nesse grupo específico de pacientes, quando comparado à população geral. Deste modo, medidas que possam reduzir a transmissão da infecção são de extrema importância para melhorar esse cenário. Ainda é polêmica a necessidade de introdução rotineira da pesquisa de HCV-RNA nas unidades de diálise, somando-se à já indicada pesquisa periódica do anti-HCV e da transaminase glutâmico-pirúvica (TGP). O objetivo do estudo foi determinar a prevalência de viremia detectada pela pesquisa de HCV-RNA em pacientes sob hemodiálise com anti-HCV negativo.

Material e Método

Estudo do tipo corte transversal que incluiu 288 amostras de sangue de pacientes com sorologia negativa para hepatite C em programa crônico de diálise em duas clínicas na cidade de São Paulo. O ensaio HCV VL Assay foi realizado através do GeneXpert®, para a quantificação rápida do RNA do vírus da hepatite C. Este teste utiliza transcrição reversa/reação em cadeia da polimerase (RT-PCR — Reverse Transcriptase Polymerase Chain Reaction) automatizada, utilizando fluorescência para detectar o RNA para quantificação do HCV.

Resultados

Dos 288 pacientes, 60% eram do sexo masculino, com média de idade de 55±16 anos (variando de 19-90 anos). As principais etiologias da doença renal crônica foram hipertensão arterial (23%), diabetes (22%) e glomerulonefrite crônica (18%). Somente 4 pacientes tinham diagnóstico de hepatite B (1,4%). A ALT média era de 18,1±11,6 UI/L (variando de 3-93), sendo que 12 pacientes (4%) apresentavam valores >40 UI/L. A pesquisa de HCV-RNA foi negativa em todos os pacientes.

Discussão e Conclusões

Do nosso conhecimento, este é o primeiro estudo brasileiro a investigar replicação viral pelo HCV em pacientes anti-HCV negativo no Brasil, a demonstrar que nesta amostra, pacientes sob hemodiálise com anti-HCV negativo não apresentaram evidência de viremia para o vírus da hepatite C. O monitoramento periódico do anti-HCV e TGP parece, portanto, ser suficiente para identificar os pacientes virêmicos, não havendo necessidade de incorporação rotineira de HCV-RNA no cuidado desta população.

Palavras Chave

hepatite c; anti-hcv; viremia hcv; hemodiálise

Área

Doença renal crônica

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

PATRICIA FERREIRA ABREU, ADRIANO LUIZ AMMIRATI, PAULO SERGIO LUCONI, ELTON CARLOS ALMEIDA, NATALYA ZAIDAN MALUF , MARIA E F CANZIANI, MARIA L C G FERRAZ