Dados do Trabalho


Título

SMARTPATHK: PLATAFORMA PARA ENSINO DE GLOMERULOPATIAS USANDO INTELIGENCIA ARTIFICIAL

Introdução

Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o ensino a distância, especialmente aquele mediado por tecnologias de informação e comunicação digital, tem sido adotado em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis, inclusive na educação médica. Áreas eminentemente práticas, como a patologia, têm flexibilizado o ensino tradicional baseado na microscopia convencional por meio das sinergias de ferramentas computacionais e digitalização de imagens, não só para melhorar o ensino-aprendizagem, mas também para oferecer alternativas às repetitivas e exaustivas análises histopatológicas. Nesse contexto, algoritmos de aprendizado de máquina capazes de reconhecer padrões histológicos em lâminas de biópsia renal têm sido desenvolvidos e validados com vistas à construção de modelos computacionais capazes de identificar com precisão patologias renais. Na prática, o uso de tais algoritmos pode contribuir para a universalização do ensino, permitindo uma formação de qualidade mesmo em regiões carentes de bons nefropatologistas. O objetivo deste trabalho é descrever e testar a funcionalidade do SmartPathk, uma ferramenta de apoio ao ensino de glomerulopatias utilizando aprendizado de máquina.

Material e Método

O sistema foi desenvolvido com o auxilio do software Weka (programa que reúne diversos algoritmos de AM). O algoritmo de aprendizado (indutor) recebe um conjunto de exemplos de treinamento (variáveis clínicas, laboratoriais e achados histopatológicos) para os quais os rótulos da classe associada (patologia) são conhecidos. Cada exemplo é descrito por um vetor de valores (variáveis) e pela patologia associada. Foram selecionadas 100 casos constando 30 glomerulopatias para o estudo. O treinamento para aquisição de conhecimento foi realizado automaticamente por métodos de aprendizado de máquina usando o algoritmo J48 para criar um modelo computacional de uma árvore de decisão apropriada.

Resultados

Um sistema inteligente, SmartPathk, foi desenvolvido como uma ferramenta remota complementar no processo de ensino-aprendizagem para professores de patologia e seus alunos (alunos de graduação e pós-graduação), apresentando acurácia de 89,47% usando algoritmos de aprendizado de máquina baseados em árvores de decisão.

Discussão e Conclusões

Este sistema de inteligência artificial pode auxiliar no ensino da patologia renal para aumentar a capacidade de formação de novos profissionais médicos nesta área.

Palavras Chave

sistema inteligente, nefropatologia, aprendizagem de máquina

Área

Doenças do glomérulo

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - Piauí - Brasil

Autores

NAYZE LUCENA SANGREMAN ALDEMAN, KEYLLA MARIA DE SÁ URTIGA AITA, ADALBERTO SOCORRO DA SILVA, VINÍCIUS PONTE MACHADO, LUIZ CLAUDIO DEMES DA MATA SOUSA, ANTONIO GILBERTO BORGES COELHO, ANA PAULA DA SILVA MENDES, FRANCISCO JAIR DE OLIVEIRA NERES, SEMÍRAMIS JAMIL HADAD DO MONTE