Dados do Trabalho


Título

QUESTIONARIO SARC_PANTURRILHA CONSEGUE IDENTIFICAR DE MANEIRA PRATICA O RISCO DE SARCOPENIA EM IDOSOS COM DOENÇA RENAL CRONICA EM TRATAMENTO CONSERVADOR.

Introdução

Sarcopenia é a perda progressiva de massa muscular e força que pode ocorrer com o envelhecimento. No contexto da DRC afeta negativamente a qualidade de vida de idosos. Assim, faz-se necessário aplicar protocolos de fácil execução para identificar a sarcopenia na prática clínica.

Material e Método

Este é um estudo de coorte prospectivo de pacientes que incluiu indivíduos com ≥ 70 anos e DRC estádio 4 ou 5, em tratamento conservador. Para identificação do risco de sarcopenia foi aplicado o questionário SARC_panturrilha, que avalia força muscular, necessidade da assistência para caminhar, capacidade de levantar-se de uma cadeira, subir escadas, frequência de quedas e circunferência da panturrilha. Uma pontuação ≥11 pontos é sugestiva para sarcopenia. Pacientes com e sem risco de sarcopenia foram comparados quanto aos dados clínicos, demográficos e laboratoriais, que incluíram creatinina, ureia, albumina, taxa de filtração glomerular estimada (TFGe), presença de diabetes mellittus, hipertensão arterial sistêmica e Índice de comorbidade de Charlson (ICC)). Parâmetros de composição corporal (peso corporal, índice de massa corporal - IMC), percentual de gordura corporal pelas pregas cutâneas, circunferência do braço, circunferência muscular do braço, circunferência da panturrilha, massa gorda e muscular avaliadas pela bioimpedância elétrica), avaliação de força pelo dinamômetro e do estado nutricional pela avaliação subjetiva global também foram avaliados.

Resultados

Não houve diferença entre os grupos em relação à idade, TFGe e exames laboratoriais. Pacientes com risco de sarcopenia possuíam maior pontuação no ICC (p= 0,01) eram em sua maior parte mulheres (63%) e tinham menor IMC (p <0,01). Além disso apresentavam menores circunferências da panturrilha e do braço (p <0,01), menor circunferência muscular do braço (p<0,01) e menor massa músculo-esquelética (p<0,01). Não houve diferença na gordura corporal pelas pregas cutâneas (p=0,25) e na massa gorda pela bioimpedância (p=0,40). A avaliação da força foi menor no grupo de pacientes com risco de sarcopenia(p=0,01), que obtiveram menor pontuação no questionário avaliação subjetiva global (p<0,01).

Discussão e Conclusões

O questionário SARC_panturrilha é uma ferramenta prática para avaliação do risco de sarcopenia na população idosa com DRC, que se caracterizou por redução de marcadores de massa e força muscular. Reconhecer a sarcopenia nesta população é importante para traçar estratégias de recuperação e melhora da funcionalidade destes indivíduos.

Palavras Chave

sarcopenia, idosos, doença renal crônica

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

MARIANA LEISTER ROCHA INNECCHI, CARLA MARIA AVESANI, JULIA CASTANHEIRA LAUAR, TIAGO EMANUEL MENDES COSTA , VENCESLAU ANTÔNIO COLEHO, ROSA MARIA AFFONSO MOYSÉS , ROSILENE MOTTA ELIAS