Dados do Trabalho


Título

MEDIDAS DE ADESAO AOS BUNDLES DE PREVENÇAO DE INFECÇOES RELACIONADAS A ASSISTENCIA A SAUDE E SUAS MODIFICAÇOES TEMPORAIS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ESPECIALIZADA EM CUIDADOS DE RECEPTORES DE TRANSPLANTE DE RIM

Introdução

Medidas preventivas de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) impactam positivamente na sua incidência, mas as taxas de adesão devem ser mensuradas para a otimização de estratégias educativas. O objetivo deste estudo foi mensurar a adesão aos bundles de prevenção de IRAS em UTI especializada em transplante de rim (TxR).

Material e Método

Estudo de coorte retrospectiva realizado entre mar/18 à jun/19, após a implementação de bundles de prevenção de IRAS em UTI especializada em TxR. As medidas de adesão (Med-AD) foram capturadas por único profissional, em períodos aleatórios, cobrindo todos os plantões (2.872 observações). Foram considerados itens de manutenção e inserção de cateter venoso central (CVC, 5 e 4 itens, respectivamente) e de cateter vesical de demora (CVD, 2 e 4, respectivamente) e 6 itens de prevenção de pneumonia assoviada à ventilação (PAV). Os resultados foram avaliados por médias de percentagens e linhas de tendências temporais.

Resultados

Para inserção do CVC (663 medidas) a Med-AD=98%, com todos os itens alcançando performance de 100%, exceção para seleção do local de inserção (98%); para a manutenção (678 medidas) a Med-AD=61%, melhor performance para indicação de permanência e técnica asséptica no manuseio (99% e 97%, respectivamente), e menor para higiene das mãos antes do manuseio (61%). Ao longo do tempo, houve incremento de AD para manutenção do CVC e estabilidade temporal para inserção. Para a inserção do CVD (283 medidas), a Med-AD= 100%, com todos os itens alcançado 100%; para a manutenção (470 medidas), a Med-AD=52%, com todos os itens alcançando 100%, exceção para manipulação do sistema de drenagem (52%). Ao longo do tempo, também houve incremento de AD para a manutenção do CVD, e estabilidade temporal para inserção. Por fim, para prevenção de PAV (778 medidas), a Med-AD=82%, com melhor performance para checagem da pressão do cuff e manutenção do sistema (100% cada) e menor para higiene oral (89%). Neste bundle, houve uma redução temporal nas medidas de AD.

Discussão e Conclusões

Os itens de inserção, tanto de CVC, quanto de CVD, alcançaram elevadas Med-AD, com estabilidade temporal. Para os itens de manutenção (CVC e CVD) e prevenção de PAV, apesar das Med-AD terem alcançado médias totais aquém do ideal (<95%), observaram-se tendências de incrementos temporais para os dois primeiros dispositivos, e de redução para o último, o que justifica ações educativas permanentes.

Palavras Chave

IRAS; dispositivos; transplante de rim, bundle, adesão.

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

Hospital do Rim – Fundação Oswaldo Ramos; Disciplina de Nefrologia – Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

LUANA OLIVEIRA CALEGARI, MARIA BETHANIA PERUZZO, FRANCISCO RAFAEL OLIVEIRA, JOSE MEDINA-PESTANA, LUCIO REQUIAO-MOURA