Dados do Trabalho
Título
PREVALENCIA DE SARCOPENIA DE ACORDO COM OS REGIMES DE HEMODIALISE CURTA DIARIA E CONVENCIONAL: ACHADOS PRELIMINARES DO ESTUDO SARC-HD
Introdução
A sarcopenia é uma doença musculoesquelética caracterizada pela perda de força, massa muscular e desempenho físico, com alta prevalência em pacientes em hemodiálise (HD). Apesar do crescente interesse clínico, o entendimento da manifestação da sarcopenia em diferentes regimes de prescrição hemodialítica ainda é limitado. Assim, investigamos a prevalência de sarcopenia em regimes de HD curta diária e convencional.
Material e Método
Estudo transversal realizado em oito unidades de diálise em Brasília−DF, com pacientes adultos em HD por ≥3 meses. A força muscular foi avaliada pelo teste de força de preensão manual e sentar e levantar de cinco repetições. A circunferência da panturrilha foi utilizada para estimar a massa muscular e o desempenho físico foi avaliado pelo teste de velocidade de caminhada de 4 metros. Os estágios de sarcopenia foram definidos de acordo com o revisado European Working Group on Sarcopenia in Older People. Os pacientes foram estratificados em HD curta diária (5 a 6 sessões/semana, duração ~2h30) e convencional (3 sessões/semana, duração ~4h).
Resultados
Foram incluídos 258 pacientes (66% homens, 58,3 ± 0,9 anos), sendo 45% em HD curta diária. A prevalência da provável sarcopenia (baixa força muscular), sarcopenia e sarcopenia grave foi de 26,7%, 26,7% e 8,5%, respectivamente. Não foram encontradas diferenças significativas na prevalência de sarcopenia, baixa massa muscular e baixo desempenho físico de acordo com os regimes de HD (todos P > 0,05). A baixa força muscular foi mais prevalente nos pacientes submetidos à HD curta diária (19,0% vs. 32,0%; P = 0,024).
Discussão e Conclusões
A principal descoberta do presente estudo foi a alta prevalência de baixa força muscular em pacientes em HD curta diária em comparação àqueles em convencional. Especulamos que fatores como o quadro clínico mais agravado e a idade mais elevada no grupo HD curta diária possam estar associados a esse fenômeno. Em conclusão, nosso estudo multicêntrico revelou uma alta prevalência de sarcopenia, no entanto, nenhuma diferença significativa foi observada na prevalência entre diferentes regimes de HD. Apesar disto, os pacientes em regimes curtos diários apresentaram uma prevalência maior de baixa força muscular. Isso destaca uma possível associação entre o regime de HD e a manifestação primária da sarcopenia, especificamente a baixa força muscular.
Palavras Chave
massa muscular; força muscular; doença renal crônica
Área
Multiprofissional: Nutrição
Instituições
Universidade de Brasília (UnB) - Distrito Federal - Brasil
Autores
MARVERY PETERSON DUARTE, ANTÔNIO ALMEIDA INDA-FILHO, VICTOR MOTA BAIÃO, FÁBIO AUGUSTO VIEIRA, PRISCILA MARIA VARELA, JACQUELINE SANTANA MONTEIRO, APARECIDO PIMENTEL FERREIRA, OTÁVIO TOLEDO NÓBREGA, HEITOR SIQUEIRA RIBEIRO