Dados do Trabalho
Título
UTILIZAÇAO DE PRE-TESTE, EXPOSIÇAO ORAL DIALOGADA E POS-TESTE PARA AVALIAÇAO DE APRENDIZAGEM DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SOBRE TRANSPLANTE RENAL
Introdução
Segundo dados do Ministério da Saúde, foram realizados mais de 4,8 mil transplantes renais no Brasil em 2021. Posto o número de procedimentos e sua complexidade, é necessário o aprimoramento de conhecimentos e habilidades que impactarão em maior e melhor sobrevida do enxerto. A enfermagem, enquanto promotora direta de cuidados ao transplantado renal, deve dominar a temática para contribuir efetivamente com melhores desfechos clínicos. O objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento de profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre transplante renal antes e após uma intervenção educacional do tipo exposição oral dialogada.
Material e Método
Estudo longitudinal de natureza quantitativa, conduzido antes e após exposição dialogada sobre transplante renal. Foram incluídos 36 profissionais de enfermagem entre enfermeiros e técnicos de enfermagem que foram admitidos em um centro transplantador renal de São Paulo no período de abril a dezembro de 2022. O conhecimento sobre transplante renal no contexto pré, intra e pós-operatório foi investigado através de 22 perguntas-teste elaboradas na ferramenta educacional digital Plickers®.
Resultados
A média de acertos foi de 69,82% e 97,10% no pré e pós-teste, respectivamente. Houve aumento de 27,2% de aproveitamento após a exposição oral dialogada.
Discussão e Conclusões
A exposição oral dialogada é um tipo de abordagem pedagógica tradicional amplamente utilizada e centrada na transmissão de conhecimentos. Sua aplicação se dá a partir da transmissão de conteúdo por uma figura que domina determinado assunto àquele que não domina. Embora sua lógica não seja baseada na participação ativa do aprendiz, é possível colocá-lo como foco, tendo o sujeito educador o papel de facilitar e potencializar as reflexões e trocas. Evidenciou-se um aumento significativo do número de acertos no pós-teste realizado após a exposição oral dialogada, quando comparado ao pré-teste. Contudo, entende-se que são necessárias análises mais aprofundadas de eficácia desta abordagem e o incentivo ao uso de metodologias ativas que protagonizem o aprendiz.
Palavras Chave
Conhecimento
Enfermagem
Transplante renal
Aprendizagem
Área
Multiprofissional: Enfermagem
Instituições
Fundação Oswaldo Ramos - Hospital do Rim - São Paulo - Brasil
Autores
STHEPHANNY GONSALVES FABRETE DE LIMA, FRANCISCO RAFAEL DE OLIVEIRA, VALERIA CARVALHO LEITE, JOSE OSMAR MEDINA PESTANA