Dados do Trabalho


Título

CAPACITAÇAO PROFISSIONAL EM HEMODIALISE PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UM CENTRO TRANSPLANTADOR RENAL

Introdução

A hemodiálise (HD) é a terapia renal substitutiva mais utilizada atualmente para tratamento da insuficiência renal aguda ou crônica grave. Contudo, para realização do procedimento com segurança é fundamental que o profissional de enfermagem esteja apto e qualificado. Neste contexto, estabeleceu-se como estratégia de desenvolvimento organizacional, a capacitação teórico-prática de profissionais de enfermagem da unidade de terapia intensiva para realização de HD durante a jornada de trabalho, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências à beira-leito. A partir disto, buscou-se analisar e refletir sobre a ação, identificar as dificuldades, expectativas, desafios e superações do método proposto e destacar as boas práticas do processo de ensino-aprendizagem da temática.

Material e Método

Relato de experiência com abordagem crítico-reflexiva realizado a partir da análise de enfermeiros especialistas que capacitaram 30 profissionais de enfermagem em HD no período de fevereiro de 2018 a maio de 2021, na unidade de terapia intensiva de um centro referência em transplante renal do estado de São Paulo. A unidade de terapia intensiva conta com dezesseis leitos, sendo que todos possuem pontos de água potável para realização da HD. As competências e habilidades dos profissionais de enfermagem participantes foram avaliadas pelos enfermeiros especialistas através de um instrumento institucional estruturado.

Resultados

Dentre os profissionais participantes, a maioria eram técnicos de enfermagem (76,66%) e em menor proporção, enfermeiros (23,33%). A experiência sugeriu reflexões acerca da superação de desafios como o dimensionamento de profissionais de enfermagem para a realização de HD, a necessidade de se intensificar práticas para desenvolvimento de habilidades e competências específicas relacionadas às intervenções de enfermagem durante a realização da HD, o aprimoramento do raciocínio clínico para identificação e resolução de intercorrências e melhorias no processo de capacitação.

Discussão e Conclusões

A aplicação da capacitação teórico-prática em hemodiálise à beira-leito por enfermeiros especialistas no ambiente de terapia intensiva contribuiu para o aperfeiçoamento de outros membros da equipe de enfermagem. Para além, propiciou a identificação de desafios a serem superados para melhor condução desta estratégia educacional, bem como a necessidade de estudos sobre sua aplicabilidade para outras temáticas.

Palavras Chave

Capacitação profissional; Hemodiálise; Processo de ensino aprendizagem; Unidade de terapia intensiva.

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

Fundação Oswaldo Ramos - Hospital do Rim - São Paulo - Brasil

Autores

FRANCISCO RAFAEL DE OLIVEIRA, STHEPHANNY GONSALVES FABRETE DE LIMA, LUANA RÉGIA DE OLIVEIRA CALEGARI , ANDRÉA MÁGNA PATRIOTA OLIVEIRA, PRISCILLA BRANCO TREPICHIO, ANDRÉ LUIZ LEITE, RAFAEL SOUZA MORENO, VALÉRIA CARVALHO LEITE, JOSÉ OSMAR MEDINA PESTANA