Dados do Trabalho
Título
RELATO DE EXPERIENCIA DO AMBULATORIO ACADEMICO DE NEFROLOGIA PARA ALUNOS DO QUARTO ANO DE MEDICINA
Introdução
Após a reforma curricular em 2021, foi criado o ambulatório acadêmico (AA) de Nefrologia na EPM/UNIFESP com o objetivo de consolidar os saberes teóricos e desenvolver habilidades médicas na prática. Apesar de ser um ambulatório de especialidade médica, a ênfase é em doenças renais mais prevalentes.
Material e Método
Enviamos um questionário com dados demográficos e 13 questões para avaliação da experiência dos estudantes por meio das alternativas “Discordo Totalmente”(DT), “Discordo”(D),“Neutro”(N),“Concordo”(C),“Concordo Totalmente”(CT); ou nota de 0 a 10. Estavam aptos 121 alunos do quinto ano (quarto ano cursado em 2022) e 52 alunos do quarto ano vigente.
Resultados
Recebemos 83 respostas (n=45 do quarto ano e n=38 do quinto ano), sendo 42 homens, 41 mulheres e média de idade 24,5 anos (21-47 anos). Em relação à experiência de atender o paciente no AA de Nefrologia, obtivemos as seguintes respostas:(1)Atender com outros alunos apenas (sem internos, residentes ou outros médicos) contribuiu para meu conhecimento médico?:67(80,7%)CT;14(16,9%)C;1(1,2%)N;1(1,2%)D;(2) Pude correlacionar o conteúdo teórico com a prática?:73(88%)CT;9(10,8%)C;1(1,2%)N;(3) Aprendi a construir o raciocínio médico mais facilmente, identificando os diagnósticos sindrômico e etiológico com base na história clínica e exame físico?:57(68,7%)CT;25(30,1%)C;1(1,2%)N;(4)Tive conhecimento das doenças renais mais prevalentes?:43(51,8%)CT;38(45,8%)C;2(2,4%)N;(5)Tive melhor desempenho nas outras disciplinas do quarto ano?:44(53%)CT;25(30,1%)C;13(15,7%)N;1(1,2%)D;(6)Tive melhor desempenho no quinto ano?:23(37,7%)CT;13(21,3%)C;24(39,3%)N;1(1,6 %)D;(7)O espaço físico é adequado?:51(61,4%)CT;24(28,9%)C;5(6%)N;3(3,6%)D;(8)Discutir com os professores contribuiu para meu aprendizado?:73(88%)CT;10(12%)C;(9)Você recomendaria o AA de Nefrologia para outros estudantes?:72(86,7%)CT;11(13,3%)C;(10)Na escala de 0 a 10, qual sua satisfação em atender no AA de Nefrologia?:39(47%)Nota 10;38(45,8%)Nota 9;5(6%)Nota 8;1(1,2%)Nota 7.
Discussão e Conclusões
A experiência estudantil no AA de Nefrologia foi maciçamente positiva (média de satisfação: 9,4/10). Para muitos alunos, foi a primeira experiência ativa no atendimento ambulatorial e posterior discussão com professores. Isso gerou diversos aprendizados abrangentes da atuação médica, como raciocínio clínico, pedido de exames e registro em prontuários. Esta experiência pode ser utilizada como modelo para outras áreas do conhecimento médico.
Palavras Chave
Experiência, Ambulatório, 4º Ano, Estudante de medicina, Acadêmico de medicina, Nefrologia
Área
Ligas acadêmicas
Instituições
UNIFESP - São Paulo - Brasil
Autores
KENZO SANO SHINE, LARA BALADI GARCIA, CAIO TAKATA, MIGUEL ANGELO DE GOÉS JUNIOR, ÉRIKA BEVILAQUA RANGEL