Dados do Trabalho


Título

DIAGNOSTICO DO SITIO DA HEMATURIA: USO DE ANTICORPOS MONOCLONAIS PARA PROTEINA DE TAMM-HORSFALL

Introdução

A hematúria quanto à origem anatômica dos eritrócitos pode ser dividida em duas categorias: origem glomerular (GH) e não glomerular (NGH). A análise da origem dessas células é fundamental para orientar o diagnóstico etiológico e a instituição do tratamento precoce. Atualmente, essa análise é feita pela pesquisa e quantificação, por microscopia de contraste de fase (DMF), de eritrócitos dismórficos (ED) encontrados na urina. Porém, a sensibilidade desse método é questionável, pois o resultado do exame depende diretamente do treinamento e experiência do examinador e do aperfeiçoamento dos métodos automáticos.

Material e Método

Este trabalho propõe uma alternativa para a investigação de ED, utilizando técnicas de eletroforese e Western Blotting (WB) para identificar a proteína humana Tamm-Horsfall (THP) presente na superfície das hemácias. O WB foi realizado com anticorpos monoclonais específicos para THP humano que podem ser secretados apenas no túbulo renal e estariam presentes na membrana de células hematúria de origem glomerular. A vantagem de usar a técnica WB é que os resultados podem ser não apenas qualitativos, mas quantitativos.

Resultados

Dos 23 pacientes abordados, 16 concordaram em fornecer urina para exame. Toda a urina foi examinada para ED, urinálise tipo I (realizados em laboratório independente) e submetida ao teste de THP. Das 16 amostras, 6 tinham diagnóstico clínico de GH (e biópsia renal), 3 de NGH, 4 de provável hematúria glomerular (HPG) e 3 eram controles sem a presença de hematúria (C). O teste de ED não foi capaz de detectar dismorfismo significativo em pacientes com GH diagnosticado clinicamente. A presença de THP foi detectada em 15 de 16 amostras. Portanto, o WB revelou que o THP está presente nas hemácias do GH, NGH e em indivíduos sem hematúria, sem diferença qualitativa ou mesmo quantitativa (área mediana de expressão do THP: GH: 25mm2; NGH: 20 mm2; HPG: 20 mm2; C: 30mm2).

Discussão e Conclusões

Ensaios de WB utilizando anticorpos monoclonais indicaram a presença de THP em hemácias de origem glomerular e não glomerular, de acordo com critérios clínicos. Além disso, foi detectada a presença de THP nas amostras sem hematúria. O resultado do DMF, assim como o resultado da detecção de THP, utilizando WB, não se correlaciona com o diagnóstico clínico. Em relação ao método adotado para a pesquisa de THP e WB, os resultados desta pesquisa sugerem grande eficácia para detectar THP, mas o método não permite discriminar o controle negativo de pacientes com e sem hematúria.

Palavras Chave

Hematúria. Dismorfismo eritrocitário. Diagnóstico. Proteína de Tamm-Horsfall .

Área

Doenças do glomérulo

Instituições

Universidade Federal de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

LUCAS GEOVANNY COSTA, MAURI FÉLIX DE SOUZA , GUSTAVO CAVALCANTE MARINHO, VINICIUS CAVALCANTE MARINHO