Dados do Trabalho


Título

TRAÇOS DE SARCOPENIA EM PACIENTES EM HEMODIALISE CONVENCIONAL E HEMODIAFILTRAÇAO: DADOS PRELIMINARES DO ESTUDO SARC-HD

Introdução

A hemodiafiltração (HDF) vem se tornando uma modalidade de terapia renal substitutiva mais frequente no Brasil. Porém, a hemodiálise (HD) continua sendo a mais utilizada. A HDF remove compostos urêmicos de forma mais eficaz do que a HD convencional de alto fluxo, levando a uma melhora no perfil inflamatório e de estresse oxidativo. Com isso, pode haver um efeito benéfico na massa magra e, consequentemente, na sarcopenia. Portanto, o objetivo é comparar traços de sarcopenia entre pacientes prevalentes em HD convencional e HDF.

Material e Método

Estudo observacional e multicêntrico, que incluiu pacientes ≥18 anos, em HD convencional ou HDF há >3 meses. Características clínicas e laboratoriais, questionário SARC-F, força de preensão manual (FPM), teste de sentar e levantar (SL), velocidade de marcha (VM) e circunferência da panturrilha (CP) foram coletados. Pacientes com pontuação total no SARC-F ≥4 pontos foram considerados com risco de sarcopenia. Valores de FPM, SL, VM e CP abaixo dos pontos de corte propostos pelo EWGSOP foram considerados traços de sarcopenia. Diagnóstico de sarcopenia foi baseado na presença de baixa força muscular (avaliada pela FPM) e baixa massa magra (avaliada pela CP). Os grupos HD e HDF foram comparados por teste t de Student, Mann-Whitney ou qui-quadrado.

Resultados

Foram incluídos 142 pacientes (59 (45 – 67) anos, 60,6% masculino e 39,4% diabéticos. Destes, 105 (73,9%) em HD e 37 (26,1%) em HDF. Pacientes em HDF apresentaram menor idade, creatinina, PCR, albumina, vitamina D e PTH séricos. Em relação aos traços de sarcopenia, o grupo HDF apresentou melhores valores de FPM, SL e VM. CP não diferiu entre os grupos. A frequência de pacientes com baixa FPM (41,9% vs. 10,8%; p<0,001) e com SARC-F indicativo de risco de sarcopenia foi maior em HD do que em HDF (20,0% vs. 5,4%; p=0,04), porém não houve diferença significativa em relação à frequência de sarcopenia entre HD e HDF (19,0% vs. 5,4%, respectivamente; p=0,063).

Discussão e Conclusões

Pacientes em HD convencional apresentaram maior risco de sarcopenia e menores valores de parâmetros de força muscular e desempenho físico, que fazem parte do diagnóstico operacional de sarcopenia. CP, que é um parâmetro associado com massa magra, não foi diferente entre os grupos, assim como a frequência de diagnóstico de sarcopenia. Portanto, HDF parece estar associada a uma melhor saúde de parâmetros de força e desempenho físico.

Palavras Chave

diálise; hemodiafiltração; força de preensão manual; sarcopenia

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

UFU - Minas Gerais - Brasil

Autores

BARBARA PEREZ VOGT, MARYANNE ZILLI CANEDO SILVA, DARIO ROSA MONDINI, MARVERY PETERSON DUARTE , HEITOR SIQUEIRA RIBEIRO