Dados do Trabalho


Título

INIBIDORES DO FGFR EM COLANGIOCARCINOMA E CANCER UROTELIAL DE BEXIGA PODEM RESULTAR EM HIPERFOSFATEMIA, REDUÇAO DO PARATORMONIO E ELEVAÇAO DO CALCITRIOL: OS EVENTOS ADVERSOS DO BLOQUEIO DO FGF23

Relato do Caso

A hiperfosfatemia é o evento adverso mais frequente em doentes tratados com inibidores do FGFR (receptor do fator de crescimento do fibroblasto). O FGF23 e o FGFR1 desempenham papéis fundamentais na homeostase do fosfato e a hiperfosfatemia resulta da inibição do FGFR1.
Série de casos de pacientes com câncer urotelial de bexiga e colangiocarcinoma (CCA) tomando inibidores do FGFR (erdafitinibe ou futibatinibe) no AC Camargo Cancer Center de dezembro de 2021 a fevereiro de 2023. Creatinina, fósforo sérico, hormônio da paratireóide (PTH), 1,25-dihidroxivitamina D (1,25 vitD), nível de fósforo urinário de 24 horas foram medidos após 4 semanas de terapia.
Nós incluímos 4 pacientes com colangiocarcinoma e 2 com câncer urotelial da bexiga. A hiperfosfatemia ocorreu em 100% dos pacientes, com fósforo sérico variando de 6 a 7,5 mg/dl, acompanhada de diminuição do fósforo urinário. O PTH foi suprimido em 2 dos pacientes, enquanto a 1,25 vitD elevada foi observada em metade deles. A hiperfosfatemia provocou uma interrupção temporária do tratamento, para controle do fósforo sérico. Além disso, foram administrados quelantes do fósforo a todos os pacientes. A acetozolamida foi administrada aos casos 3 e 4, mas não ocorreu qualquer efeito no fósforo sérico e causou um agravamento da boca seca e surgimento de acidose metabólica. As lesões ungueais estavam presentes em todos os casos e as toxicidades oculares, como o descolamento seroso da retina, foram observadas em 4.
O bloqueio do FGFR1 causado pelos inibidores do FGFR está associado a hiperfosfatemia, hipofosfatúria, 1,25 vitD elevada e supressão do PTH, tal como descrito em modelos animais de bloqueio do FGF23. As alterações metabólicas causadas por estes fármacos são um efeito secundário indesejável, que pode limitar a sua utilização em muitos doentes com câncer com alterações genéticas nos FGFRs.

Palavras Chave

Inibidores do FGFR; hiperfosfatemia; cancer; FGF23; onconefrologia

Área

Nefrologia clínica

Instituições

AC camargo Cancer Center - São Paulo - Brasil

Autores

GERMANA ALVES DE BRITO, BENEDITO JORGE PEREIRA, ROSA MARIA AFFONSO MOYSÉS