Dados do Trabalho


Título

IMUNOTERAPIA ISOLADA OU COMBINADA COM QUIMIOTERAPIA E RISCO DE IRA EM PACIENTES COM NEOPLASIA SOLIDA

Introdução

A injúria renal aguda (IRA) tem surgido como uma toxicidade importante entre os doentes com câncer avançado tratados com inibidores do checkpoint imune. O objetivo deste estudo foi descrever a incidência, os fatores de risco e a mortalidade da IRA em doentes que receberam inibidores do checkpoint imune (ICPIs) isoladamente ou em combinação com outra imunoterapia ou quimioterapia.

Material e Método

Nós Incluímos todos os pacientes com neoplasia sólida que receberam ICPIs isoladamente ou combinados com outra imunoterapia ou quimioterapia no AC Camargo Cancer Center de janeiro de 2015 a dezembro de 2019. IRA foi definida como um aumento de 1,5 vezes na creatinina a partir do valor basal dentro de 12 meses após o início do ICPI. Avaliamos a associação entre os dados demográficos de base, as comorbidades, os medicamentos e o risco de IRA utilizando um modelo de risco competitivo, considerando a morte como um evento competitivo.

Resultados

Foram incluídos 614 pacientes na análise. A idade média foi de 58,4  13,5 anos, a creatinina média basal foi de 0,8  0,18 mg/dL e a TFGe basal foi de 101,4  33,2 ml/min. A IRA ocorreu em 144 (23,5%) pacientes, em média 14,2 semanas após o início do tratamento. As etiologias mais frequentes da IRA foram multifatoriais (10,1%), hemodinâmicas (8,5%) e possivelmente relacionada com a imunoterapia (3,6%). A probabilidade de IRA foi maior nos doentes com câncer do trato geniturinário (sHR =2,84; 95% CI, 1,58-5,12, p < 0,01), com história prévia de IRA (sHR =2,1 95% CI, 1,34-3,42, p < 0,01) e que usaram anti-PD1/PD L1 combinado com quimioterapia (sHR =1,73; 95% CI, 1,13-2,63, p < 0,01). Mortalidade em 12 meses foi de 36.5%, sendo maior naqueles com IRA não relacionada os ICPIs. Uma avaliação por um nefrologista ocorreu em 20,8% dos pacientes.

Discussão e Conclusões

Neste estudo, os pacientes que receberam inibidores de checkpoint desenvolveram frequentemente IRA devido a várias etiologias. Câncer do trato geniturinário, IRA prévia e anti-PD1/PD-L1 combinado com quimioterapia foram associados a uma maior probabilidade de desenvolver IRA.

Palavras Chave

Inibidores do checkpoint imune; injuria renal aguda; cancer; quimioterapia; nefrotoxicidade, onconefrologia

Área

Injúria renal aguda

Instituições

AC Camargo Cancer Center - São Paulo - Brasil

Autores

GERMANA ALVES DE BRITO, ANTONIO PAULO NASSAR JR, MARIA DE NAJARE SIMAO POLUBOIARINOV, FERNANDA OLIVEIRA DE AMORIM, BENEDITO JORGE PEREIRA