Dados do Trabalho


Título

AUTOCUIDADO DE FISTULA ARTERIOVENOSA PARA HEMODIALISE EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRONICA E FATORES ASSOCIADOS

Introdução

Os cuidados com os acessos vasculares mais frequentes se relacionam com a fístula arteriovenosa, demonstrando sua grande representatividade no tratamento do paciente com doença renal crônica e a importância de preservar sua funcionalidade. Objetivo: analisar o conhecimento e o comportamento para o autocuidado perante a fístula arteriovenosa (FAV) em pacientes portadores de doença renal crônica em hemodiálise e associar com as características sociodemográficas, clinicas.

Material e Método

pesquisa de natureza exploratória, observacional, transversal, com delineamento descritivo, abordagem quantitativa do tipo analítico com correlação entre variáveis. Realizado na unidade de nefrologia, no setor de hemodiálise de um Hospital Escola no município de São José do Rio Preto/SP, que conta com uma população de pacientes com doença renal crônica de 676 pessoas, no qual 162 em uso de FAV, a amostra foi de 370 pacientes em diálise, sendo 306 em hemodiálise, e desses, 162 em uso de FAV. Sendo avaliados 50 pacientes adultos. Para a coleta de dados foi realizada por meio de instrumentos autopreenchidos constituídos por três partes: Caracterização sociodemográfica e clínica dos participantes; Questionário, Escala "Avaliação de Comportamentos de Autocuidado com a Fístula Arteriovenosa em Hemodiálise" (ECAHD-FAV).

Resultados

Dos 50 pacientes com doença renal houve com predomínio de faixa etária superior a 51 anos (66,00%) e do sexo masculino (72,00%). Quanto a escolaridade, constatou-se baixo grau de instrução escolar onde não completaram o ensino fundamental, (66,00%). com relação às orientações recebidas sobre a FAV, afirmaram ter recebido informações anteriores à FAV, e que as informações foram fornecidas por pelo menos um dos profissionais de saúde, tais como médicos, enfermeiros, cirurgiões e outros profissionais(74,00%). Após aplicação do questionário observou-se um índice médio de 80,00% de conhecimento pelos pacientes das questões abordadas no questionário. Dos entrevistados, ainda julgam necessitar de mais informações sobre os cuidados com a FAV(46%).

Discussão e Conclusões

Os conhecimentos transmitidos pelos profissionais de saúde foram compreendidos pelos pacientes que independentemente da faixa etária. Assim, espera-se que a partir do conhecimento adquirido sobre o autocuidado com FAV, os pacientes possam tomar as medidas que mantenham a fístula em condições favoráveis para o uso por um período maior de tempo, mantendo a efetividade do tratamento e assim melhor qualidade de vida do paciente.

Palavras Chave

Diálise Renal; Insuficiência Renal Crônica; Enfermagem; Autocuidado; Fístula arteriovenosa; Unidades Hospitalares de Hemodiálise.

Área

Doença renal crônica

Instituições

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - São Paulo - Brasil

Autores

RITA DE CÁSSIA HELÚ MENDONÇA RIBEIRO, RENATO MENDONÇA RIBEIRO, ANA LAURA DE MELO MARQUES, ANA BEATRIZ ARMIATO GONÇALVES DA SILVA, ANA FLAVIA CARVALHO, ANA LAURA CAMARA ROLLA, ESTHER DOMINICIANO PATRICIO, ISABELA DURANTI RUIZ, IONARA MAGALHAES PAES GOMES, JOÃO DANIEL DE SOUZA MENEZES, JULIA RANSETTI MACHADO DA COSTA, MARCIA LUCIA DE SOUZA, NATHALIA OLIVEIRA MATTOS , PAOLA RODRIGUES CAZEIRO, RAPHAEL BENZATTI TOMÉ, RAYANE OLIVEIRA CUNHA, SAMIRA HELENA CHAVES TAHA, TÂNIA CASSIANO GARCIA GONÇALVES, THIFANY ROCHA MENDONÇA, CLEMENTE NEVES SOUSA