Dados do Trabalho
Título
REABILITAÇAO EM PROGRAMA DE HEMODIAFILTRAÇAO, QUAL A MELHOR MODALIDADE: INTER OU INTRADIALISE?
Introdução
O exercício físico pode ser um recurso importante quando unificado ao tratamento de pacientes em diálise. No entanto, a melhor abordagem para a realização dos exercícios intra ou interdialítico, ainda permanece incerto.
Material e Método
Comparar os efeitos do exercícios físicos nos períodos inter e intradialítico em pacientes em programa de hemodiafiltração (HDF). Foram incluídos 79 pacientes no estudo, com média de 53±14 anos, sendo 53,2% homens, com doença renal crônica dialítica, apresentando 9,7 anos de doença e 5 anos em diálise). Todos os voluntários estavam em HDF na Clínica Fenix Nefrologia. Os pacientes foram alocados nos grupos de exercício inter ou intradialítico, de acordo com a sua disponibilidade. Todos os voluntários foram avaliados pré e após 6 meses de reabilitação (Teste do Degrau de 4minutos (TD4); Questionário de qualidade de Vida (KDQOL-SF); KTV eURR). O programa de exercício foi composto de exercícios aeróbios (70% da FC max) e resistidos (60% de 1RM) e ambos os grupos realizaram o mesmo programa de exercícios.
Resultados
Ambos os grupos apresentam similaridade no número de sessões realizadas e alta adesão ao programa de reabilitação (Inter 43±3 sessões e 87±0,04% vs. Intra 41±3 sessões e 86±0,05%; p>0,05), respectivamente, e com média de 3 sessões de HDF/semana. Da mesma forma, ambos os grupos apresentaram melhora no TD4 e KDQOL-SF (p<0,05). O índice de KTV obteve melhora significativa entre o 1º e 6º mês do programa (1,53±0,67 vs. 2,63±0,87; p<0,05) porém sem diferença quando comparado entre os grupos estudados (Inter 1,38±0,36 e 1,70±0,74 vs. Intra 1,53±0,66 e 1,59±0,46; p>0,05); o mesmo resultado pode ser observado para o URR entre o início e final do programa (69,9±10,1 vs. 72,2±8,4; p<0,05).
Discussão e Conclusões
Os resultados sugerem que ambos os protocolos foram eficazes para melhorar a função renal, medida pelo índice KTV e URR. Esses resultados indicam que o exercício físico pode ser realizado em diferentes momentos durante o tratamento de hemodiálise, dependendo da disponibilidade e escolha do paciente. Isso pode ajudar aumentar a adesão dos pacientes aos programas de exercícios, o que é fundamental para alcançar melhores resultados de saúde. Ambos protocolos de reabilitação de mostraram efeitos benéficos, porém, sem diferença entre a realização do exercício inter ou intradialítico. Concluímos que, independentemente do programa aplicado, os benefícios do exercício em pacientes com doença renal crônica dialítica se mostraram benéficos e eficazes.
Palavras Chave
hemodiafiltração; diálise; exercício físico
Área
Doença renal crônica
Instituições
Universidade Federal de São Paulo; VO2 Care - São Paulo - Brasil
Autores
JESSICA LIARA FELICIO ANDRADE, RENE FREITAS COELHO, BRUNO PIUBELLI BILUCA, ADELSON M RODRIGUES, MIGUEL ANGELO GOES, MAYRON F OLIVEIRA