Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇAO FENOTIPICA DA NEFROCALCINOSE NA POPULAÇAO PEDIATRICA E ADULTA

Introdução

A nefrocalcinose (NC) é caracterizada por manifestações sistêmicas heterogêneas que dependem da etiologia e momento do diagnóstico. Este estudo teve como objetivo comparar a apresentação clínica, laboratorial e a etiologia da NC em diferentes idades de início a partir do diagnóstico radiológico.

Material e Método

Estudo retrospectivo com base em dados de prontuários de pacientes acompanhados no Serviço de Nefrologia por evidência radiológica de calcificações do parênquima renal por tomografia computadorizada sem contraste e/ou ultrassonografia renal. Características clínicas e laboratoriais de pacientes com diagnóstico radiológico de NC antes ou depois dos 18 anos foram consideradas para a presente análise.

Resultados

Um total de 81 pacientes, divididos em 2 grupos, 56 adultos (44 F/12M, ≥18 anos) e 25 pediátricos (14F/11M, <18 anos) foram incluídos. Os pacientes do grupo pediátrico foram encaminhados principalmente por distúrbios hidroeletrolíticos (84 vs 30%, p <0,01), por histórico de déficit de crescimento (48% vs 3,5%, p<0,01) e surdez (28% vs 5,3%, p < 0,01) contrastando com maior associação de NC com nefrolitíase e mais procedimentos urológicos nos adultos (70 vs 40%, p < 0,001 e 44,6 vs 24%, p=0,056, respectivamente). A média da taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) foi menor em adultos (88,0 ± 30,9 vs 108,0 ± 21,2 mL/min/1,73m2, p<0,01). O diagnóstico molecular pôde ser estabelecido em 17/19 casos testados geneticamente, correspondendo a 21% de toda a amostra. Acidose tubular renal distal e a hipercalciúria monogênica foram estatisticamente mais frequentes no grupo pediátrico (40,0 vs 12,5 % e 24,0 vs 10,7 %, p=0,001, respectivamente) e hiperparatireoidismo primário e uso de drogas foram observados apenas em adultos (14,0% e 7,0%). Os casos indeterminados ou ainda em investigação eram todos em adultos. Casos de Hipomagnesemia familiar com hipercalciúria e nefrocalcinose (FHHNC), rim esponjo-medular (REM), Lowe, Dent e Hipoparatireoidismo não diferiram entre os grupos.

Discussão e Conclusões

Adultos com nefrocalcinose apresentaram menor TFGe à admissão possivelmente devido ao atraso no diagnóstico, pior evolução clínica ou procedimentos urológicos prévios. A análise molecular poderia ajudar a elucidar mais as causas clínicas de NC neste grupo.

Palavras Chave

Nefrocalcinose, etiologia, alteração de função renal

Área

Nefrologia clínica

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

ELENICE ANDRADE MILHOMEM, BRUNO PELLOZO CERQUEIRA, ANA CAROLINA ANAUATE PEREIRA, HIAGO MURILO GOMES SOUSA, DANIEL RIBEIRO DA ROCHA, IGOR GOUVEIA PIETROBOM, ANA CRISTINA CARVALHO DE MATOS, MARIA HELENA VAISBICH GUIMARÃES, ITA PFEFERMAN HEILBERG