Dados do Trabalho
Título
EFEITOS DE UMA SUPLEMENTAÇAO NUTRICIONAL NA ESPESSURA DO MUSCULO ADUTOR DO POLEGAR E NA AVALIAÇAO SUBJETIVA GLOBAL DE 7 PONTOS EM PACIENTES SUBMETIDOS A HEMODIALISE
Introdução
A avaliação subjetiva global de 7 pontos (ASG-7p) é um parâmetro nutricional composto e a espessura do musculo adutor do polegar (EMAP) avalia a massa muscular; sendo sugeridos para pacientes em hemodiálise (HD). O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da suplementação com proteínas de soro do leite (PSL) e vitaminas C e E na AGS-7p e EMAP de pacientes em HD.
Material e Método
Ensaio clínico randomizado placebo controlado duplo-cego. Pacientes de ambos os sexos, submetidos à HD assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Vinte e nove pacientes foram randomizados em dois grupos. Os do grupo suplementação receberam 20 g de PSL, 250 mg de vitamina C e 600 UI de vitamina E. Os do grupo placebo receberam 20 g de farinha de arroz e cápsulas de celulose microcristalina. As intervenções ocorreram imediatamente após a sessão de HD, 3 vezes por semana, durante 8 semanas. A EMAP e a ASG-7p foram avaliadas no início e final do estudo. Esses parâmetros foram escolhidos, considerando as diferentes características que permitem analisar. Foi utilizado o software STATA, versão 13.0, sendo realizados os testes T de Student e Mann- Whitney. Para o cálculo da mudança relativa (%Δ) dos parâmetros nutricionais foi utilizada a fórmula: %Δ = ((valor final – valor inicial) / valor inicial) x 100. P< 0,05.
Resultados
Vinte e três pacientes concluíram o estudo, 9 do grupo suplementação e 14 do placebo. A idade média do grupo suplementação foi 54,9 (± 12,7) anos e do placebo 54,0 (± 13,8). O tempo de HD foi 27,0 (± 11,2) meses no grupo suplementação e 27,8 (± 22,7) no placebo. Após a intervenção, não houve diferença significativa nos valores de ASG-7p e EMAP intragrupo e entre os dois grupos. Em relação as mudanças relativas intragrupo houve aumento de 12,4% na EMAP e 24,2% na ASG-7p, no grupo suplementado.
Discussão e Conclusões
A ASG-7p leva em consideração o peso/alteração de peso, ingestão alimentar, sintomas gastrointestinais, capacidade funcional e doenças relacionadas ao estado nutricional, além do exame físico, de modo que quanto maior a pontuação menor o risco nutricional e mais bem nutrido está o paciente. A EMAP é o único parâmetro que avalia diretamente a espessura do músculo, de modo que reflete a massa muscular do paciente.
Conclusão: O tempo de intervenção, a insuficiente contribuição proteica e calórica da suplementação e o pequeno tamanho amostral podem ter contribuído para a ausência de resultados significativos entre os grupos.
Palavras Chave
avaliação subjetiva global de 7 pontos; espessura do músculo adutor do polegar; suplementação nutricional
Área
Multiprofissional: Nutrição
Instituições
Programa de Pós-Graduação em Nutrição- UFSC - Santa Catarina - Brasil - Santa Catarina - Brasil
Autores
ANGELA TEODÓSIO DA SILVA, ROBERTA PIERI MACHADO, JHONATAN COSTA, MAYARA LOPES MARTINS, KARLA PRISCILLA CARVALHO DE AZEVEDO DE ARAÚJO, ELISABETH WAZLAWIK