Dados do Trabalho


Título

LINHA DO CUIDADO DA NEFROLOGIA PROJETO DE IMPLANTAÇAO EM 11 HOSPITAIS PRIVADOS NO BRASIL

Introdução

A nefrologia intra-hospitalar é uma especialidade transversal, na qual a diálise, uma de suas terapêuticas, pode oferecer riscos. Como atualmente não existe uma legislação nacional específica, a organização de linha de cuidado, se faz necessária.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo quantitativo, realizado no período de jan/19 a jan/23 em um grupo de 11 hospitais privados de quatro diferentes estados do Brasil, no qual foi desenvolvido e implementado pelo Systems on Excellence (SoE) in Nephrology dos hospitais, um instrumento de sistematização da linha do cuidado para os serviços de nefrologia. O instrumento, foi construído em 6 diferentes esferas, sendo a primeira, para um diagnóstico situacional dos serviços da Nefrologia, a segunda, para sistematização dos protocolos clínicos e operacionais. A terceira e quarta esferas para nortear e padronizar as informações relacionadas ao paciente através de formulários, proporcionando a extração de informações para os indicadores clínicos, financeiros e de produção da unidade. A quinta esfera foi elaborada para a melhoria do processo de faturamento. A sexta esfera compõe uma auditoria presencial com 03 itens de avaliação: documentações necessárias do serviço prestador de nefrologia, fluxos referentes ao atendimento do procedimento e a composição do prontuário.

Resultados

O instrumento foi aplicado em 7 de 11 hospitais (64%). O Status da implantação da linha de cuidado em nefrologia conforme esferas propostas no instrumento foi: faturamento (91%), auditoria (100%), protocolos (100%), indicadores (100%), nefrologia (100%). Identificou-se que a maioria das unidades necessitava de intervenções para padronização e que o procedimento dialítico não era uniforme. Adicionalmente, constatou-se que não existia a rastreabilidade dos insumos nas unidades. O instrumento proporcionou segurança no faturamento e visibilidade do custo e receita, pois foi criado um centro de custo específico para diálise.

Discussão e Conclusões

A sistematização da documentação do serviço nefrologia, bem como dos fluxos de atendimento, possibilitou facilidade para a busca de informações. Com a implementação de formulários específicos de evolução e anotação, verificou-se a uniformização das informações e a extração de dados para o gerenciamento dos indicadores. O protocolo clínico e operacional foi implementado e/ou atualizado nas unidades. Oportunidades de melhoria foram trabalhadas, se tornando inspiradoras para todas as equipes envolvidas, resultando em aprendizagem sobre a especialidade.

Palavras Chave

Systems on Excellence in Nephrology; nefrologia; nefrologia intra-hospitalar; diálise; linha do cuidado nefrologia; sistematização;

Área

Injúria renal aguda

Instituições

Americas Serviços Médicos - São Paulo - Brasil

Autores

MARCELO MOREIRA SANTOS, MARIA FERNANDA CARMARGO CARVALHO, LANUZA PRADO GIL DUARTE, DENISE MARIA NASCIMENTO CHIMENTAO, ALEX RODRIGUES MORAES, ALINE RECHE FRANCO, ANA PAULA TEIXEIRA ABDALLA, ANNA GRAZIELLE ALVES CAMPOS GADELHA, BIANCA ARAUJO BARROS, CLAUDIA SANTOS SILVA, ELISANGELA APARECIDA CUNHA DE LIMA SANTOS, ERIKA VALESKA OLIVEIRA MEDEIROS XIMENES, JOYLI GERODO ROMANO, JULIANA MARA LIMA, KARINE GLICE BEZERRA JALES MENEZES, LUANA DIAS RUIZ, LUCIANA ROSA FIDELIS, MARCIA OLIVA, MARIA BEATRIZ PAULA TAVARES CAVALCANTE, MARIA DE FATIMA SAMPAIO CUNHA, PRISCILLA PESSOA RODRIGUES, RAFAELLA MILET FERREIRA, TAIS FATIMA TONELLI, THAIS RAIANNE SOUZA ANDRADE