Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: AMILOIDOSE RENAL HEREDITARIA POR FIBRINOGENIO A-ALFA

Relato do Caso

Introdução: A síndrome nefrótica é um conjunto de distúrbios glomerulares caracterizada por proteinúria de 3,5 g em 24h, hipoalbuminemia, hipercolesterolemia e edema. Engloba uma variedade de etiologias primárias e secundárias, entre elas a amiloidose renal, doença resultante da deposição de fibrilas amiloides em glomérulos e/ou interstício, visto em biópsia renal pela positividade da coloração pelo vermelho Congo. A identificação correta do tipo de amiloidose é essencial para prognóstico, tratamento e manejo corretos.

Material e Método: Revisão do prontuário e entrevista com o paciente, além de análise da literatura médica sobre o tema.

Resultado:
P.A.T.S., 64 anos, masculino, com antecedentes de hipertensão arterial, insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada, fibrilação atrial e sífilis latente tratada. Internou, em 2021, com síndrome nefrótica, sendo posteriormente encaminhado para a nefrologia. Submetido a biópsia renal, em agosto de 2022, sendo diagnosticada amiloidose renal. Exames complementares: Sorologias para Hepatite B e C negativas, VDRL 1:16, eletroforese de proteínas séricas, de agosto de 2022, sem componente monoclonal, imunofixação de proteínas séricas, de outubro de 2022, compatível com hiperglobulinemia policlonal, relação Kappa/Lambda 0,81. Descartado etiologia de cadeias leves pela hematologia. Encaminhada amostra de biópsia para espectrometria de massa, identificado depósito de fibrinogênio A-alfa (Afib) e anormalidade na sequência de aminoácidos da proteína fibrinogênio A-alfa (Glu526Val), sugerindo amiloidose hereditária. Paciente evoluiu com progressão de doença e inicio de hemodiálise em fevereiro de 2023.

Discussão e Conclusões:
Amiloidose do Fibrinogênio A-alfa é uma doença genética autossômica dominante que se apresenta tipicamente com acometimento renal (proteinúria, hipertensão e edema de MMII) e evolução para doença renal crônica terminal em média em 4,6 anos. Existem 16 mutações descritas na Afib, sendo a variante Glu526Val, uma delas. O tratamento consiste em medidas de suporte e transplante renal nos pacientes com insuficiência renal terminal. Essa doença pode recorrer no rim transplantado, sendo sugerido a realização de transplante duplo (hepático e renal), o que substituiria a fonte de fibrinogênio amiloidogênico.

Palavras Chave

Síndrome Nefrótica, Amiloidose Renal, Amiloidose Hereditária, Amiloidose do Fibrinogênio A-alfa, AFib

Área

Doenças do glomérulo

Instituições

Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo - IAMSPE - São Paulo - Brasil

Autores

CAROLINA MACEDO BRANDAO, MARINA LEITE DE FORNASARI, CAROLINA NOBRE CABRAL, MARCOS ANTONIO FROTA DA SILVA, FERNANDA OLIVEIRA DE AMORIM, KAMYLA COUTO SANTANA, CAROLINE NEIVA DAMASCENO, CAMILLE FLEXA ROCHA, ERIKA LAMKOWSKI NAKA