Dados do Trabalho
Título
IRA ASSOCIADA A NEFROTOXICIDADE EM PACIENTES HOSPITALIZADOS: ESTUDO DE COORTE SOBRE PREVALENCIA, ETIOLOGIA, IDENTIFICAÇAO DAS DROGAS E PROGNOSTICO.
Introdução
A IRA nefrotóxica representa cerca de 14-26% da IRA hospitalar. Há escassa literatura sobre o tema. O objetivo do estudo é identificar a prevalência da IRA associada à nefrotoxicidade no ambiente hospitalar, bem como sua etiologia, as drogas envolvidas e o prognóstico.
Material e Método
Estudo de coorte retrospectivo realizado com base de dados de um Hospital Universitário de SP. Incluídos pacientes > 18 anos, internados 2016 - 2022, com diagnóstico de IRA de acordo com KDIGO 2012 de etiologia nefrotóxica. Avaliados sexo, idade, etiologia, droga nefrotóxica associada, estágio da IRA, necessidade de suporte renal agudo (SRA), evolução do paciente e escore ATN-ISS.
Resultados
Apresentaram etiologia nefrotóxica 256 dos 997 pacientes (25,7%). Houve predomínio de homens (75%), estágio KDIGO 3 (67,2%), 22,4% dos pacientes submetidos a SRA e 18,8% com evolução a óbito. A maioria dos pacientes (70%) apresentou IRA mista por nefrotoxicidade por drogas + sepse/isquemia, seguida de nefrotóxica por drogas isolada (14%), mista por toxina endógena + sepse/isquemia (9,4%) e nefrotóxica por toxina endógena isolada (6,3%). A etiologia mista nefrotóxica por toxina endógena + sepse/isquemia destacou-se por apresentar maior acometimento do sexo masculino em relação as outras etiologias (83% vs 60%, p < 0,05). A droga mais frequentemente associada à nefrotoxicidade foi a Vancomicina (18,3%), seguida do contraste (16,9%), já no grupo IRA mista nefrotoxicidade por drogas + sepse/isquemia, a droga mais associada foi o Contraste Iodado (37,3%), seguido da Vancomicina (35,9%), p < 0,05. A nefrotoxicidade por drogas isolada destacou-se pelas menores taxas de SRA e mortalidade entre os grupos (22,2% e 18,5%, respectivamente), quando comparada aos outros grupos que apresentaram > 30% de SRA e > 25% de mortalidade. O mesmo padrão foi encontrado para o escore ATN-ISS, na etiologia nefrotoxicidade isolada apresentou valor de 0,23, enquanto nas outras etiologias variou entre 0,44 e 0,45.
Discussão e Conclusões
Os resultados parciais mostram que a IRA por nefrotoxicidade é prevalente, mais frequente no sexo masculino e a droga mais associada é a Vancomicina, enquanto na IRA mista nefrotóxica por drogas + sepse/isquemia a droga mais associada é o contraste iodado. A nefrotoxicidade por drogas isolada apresentou menor gravidade como mostrado pelo ATN-ISS e melhor evolução quanto a necessidade de SRA e a evolução a óbito quando comparada à nefrotoxicidade por drogas + sepse/isquemia e à toxina endógena isolada ou associada a sepse/isquemia.
Palavras Chave
injuria renal aguda, nefrotoxicidade, prognóstico
Área
Injúria renal aguda
Instituições
Faculdade de Medicina de Botucatu - São Paulo - Brasil
Autores
VINICIUS REPETTI PACCHINI, GEORGIA OGER GARCIA , ANDRE BALBI, WELDER ZAMONER, DANIELA PONCE