Dados do Trabalho


Título

IDENTIFICAÇAO DE POTENCIAIS BIOMARCADORES SALIVARES PARA DIAGNOSTICO E MONITORAMENTO DA DOENÇA RENAL CRONICA

Introdução

A doença renal crônica (DRC) é um problema de saúde pública e a ausência de marcadores confiáveis, precisos e de baixo custo para o diagnóstico precoce e monitoramento da DRC contribui para que os pacientes iniciem o tratamento tardiamente, diminuindo a qualidade de vida e aumentando os custos com tratamento na saúde pública. A proteômica salivar é uma estratégia não invasiva para identificar potenciais biomarcadores da DRC que permitam o diagnóstico precoce, monitoramento da doença e melhora da resposta terapêutica. Este estudo teve como objetivo a análise proteômica salivar para identificar potenciais candidatos a biomarcadores para DRC.

Material e Método

Participaram do estudo dez indivíduos com doença renal crônica em hemodiálise e dez indivíduos saudáveis. Foram coletadas variáveis sociodemográficas e saliva dos participantes. Para a preparação das amostras, foi realizada a depleção de amilase da saliva com extrato de batata e, em seguida, quantificado 50µg de proteínas para a digestão em solução das proteínas por tripsinização. As amostras foram analisadas utilizando cromatografia líquida acoplada ao espectrômetro de massas (LC-MS/MS) e os espectros obtidos foram processados pelo software SpectrumMill. As análises estatísticas foram realizadas pelos softwares Agilent Mass Profiler Professional (MPP) v.B.13.1.1, STATA 14.2 e MetaboAnalyst 5.0.

Resultados

O grupo de doentes renais apresentou maior idade, menor nível de escolaridade, menor renda familiar e maior índice de sedentarismo, quando comparado com o grupo de indivíduos saudáveis. Em relação à proteômica salivar, foram encontradas 431 proteínas, sendo que três proteínas apresentaram diferença estatística entre os grupos analisados, com alta sensibilidade e especificidade, sendo elas as proteínas API-5, SGSM2 e PI-PLC.

Discussão e Conclusões

Amostras de saliva têm apresentado potencial uso no campo teranóstico. Ainda não há evidências concretas que relacione as proteínas encontradas no nosso estudo com a DRC. Entretanto, pressupõe-se que essas proteínas podem estar envolvidas em eventos relacionados à DRC, como distúrbio mineral e ósseo e progressão da fibrose renal. Assim, o perfil proteômico salivar apresentou diferença entre os grupos analisados, e foram encontradas três proteínas consideradas como potenciais biomarcadores salivar para DRC.

Palavras Chave

proteômica, LC-MS/MS, saliva, doença renal, biomarcadores

Área

Doença renal crônica

Instituições

Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

Autores

BIANCA ULIANA PICOLO, NATHALIA RABELLO SILVA, MÁRIO MACHADO MARTINS, HEBRÉIA OLIVEIRA ALMEIDA SOUZA, LETÍCIA CRISTINA MACHADO DE SOUSA , RICHARD COSTA POLVEIRO, ROBINSON SABINO DA SILVA, VIVIAN ALONSO GOULART, LUCIANA SARAIVA DA SILVA