Dados do Trabalho


Título

MARCADORES NUTRICIONAIS DE PACIENTES SUBMETIDOS A HEMODIAFILTRAÇAO DOMICILIAR

Introdução

Estudos mostram potenciais benefícios da hemodiafiltração (HDF) na sobrevida e qualidade de vida dos pacientes com DRC. Porém, poucos avaliaram o seu impacto sobre o estado nutricional e composição corporal especialmente quando realizada em nível domiciliar. Assim, nesse estudo investigamos o impacto de curto prazo da HDF domiciliar sobre parâmetros nutricionais de pacientes com DRC submetidos a essa terapia.

Material e Método

Trata-se de um estudo prospectivo não controlado com tempo de seguimento de 7,5 (5,0-8,3) meses (mediana;interquartis). O estado nutricional foi avaliado pela avaliação global subjetiva (ASG) e a composição corporal por bioimpedância multifrequencial espectroscópica. Baixo índice de massa magra (IMM) foi considerado quando < 17 kg/m2 para homens < 15 kg/m2 para mulheres. Circunferência da panturrilha (CP) reduzida foi considerada < 33 cm para mulheres e < 34 cm para homens. Os pacientes foram orientados a uma dieta com 30 a 35 kcal/kg/dia e 1,2g/kg/dia de proteína.

Resultados

Foram estudados 26 pacientes submetidos a HDF domiciliar (54% homens), 70% idosos, idade 70,5±15 anos (média±DP), 58% com diabetes. A frequência das sessões era 5 ou 6 vezes por semana em 85% dos pacientes com média semanal de 11,4. ±1,7 horas. No início da terapia, 35% dos pacientes apresentavam desnutrição leve/moderada e 90,5% tinham baixo IMM e a CP reduzida estava presente em 43,5% dos pacientes. Após o período de seguimento houve aumento do IMC (27,0±5,4 para 27,5±4,8 kg/m2; p=0,03) e tendência de aumento do IMM (12,9±2,8 para 13,7±2,8 kg/m2; p=0,09) do ângulo de fase (4,48±1,18 para 4,75±1,1; p=0,06) e da albumina (3,66±0,39 para 3,76±0,29 g/dL; p=0,07).

Discussão e Conclusões

Embora com limitações em relação ao tamanho da amostra e o tempo de seguimento observou-se tendência de aumento dos marcadores de massa muscular concomitante à tendência de aumento da albumina e do ângulo de fase, ambos importantes marcadores de desfechos clínicos. Vale ressaltar que o potencial benefício ocorreu numa população majoritária de idosos e diabéticos nos quais ganho de massa magra é pouco esperado. Estudos de longa duração são necessários para confirmar esses resultados e os potenciais benefícios da HDF domiciliar com alta frequência sobre a condição nutricional dos pacientes.

Palavras Chave

Desnutrição, massa corporal magra, sarcopenia, hemodiafiltração,

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Instituição Nefrostar - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIELA VALENTE DE OLIVEIRA PAULA, CYNTHIA DE MOURA BORGES, EDUARDO PAIVA LUCIANO, ANDREA OLIVARES MAGALHÃES, LILIAN CUPPARI