Dados do Trabalho
Título
DESAFIO DIAGNOSTICO DA INJURIA RENAL AGUDA ASSOCIADA A HEMORRAGIA ALVEOLAR – SERIE DE CASOS
Relato do Caso
Relato de Caso
Apresentamos cinco casos de pacientes do sexo masculino atendidos em pronto atendimento de hospital secundário da cidade de São Paulo no mês de março de 2023, com idades entre 20 e 60 anos, previamente hígidos, que apresentaram IRA KDIGO III associada a hemorragia alveolar e necessidade de suporte de O2/VM e TRS durante a internação.
Introdução
Durante os meses de chuva há um aumento dos casos de leptospirose na cidade de São Paulo. Diante da apresentação com síndrome febril e epidemiologia positiva, houve alto grau de suspeição. Três dos cinco casos foram positvos para leptospirose, um indeterminado e um com pesquisa de secundarismo positiva para vasculite ANCA relacionada.
A leptospirose é uma doença febril, causada por bactérias do gênero Leptospira, que na forma grave apresenta-se com icterícia, lesão renal aguda em 25% dos casos, diátese hemorrágica e síndrome do desconforto respiratório agudo - doença de Weil. Apresenta amplo diagnóstico diferencial, entre eles as GNRP e síndrome pulmão-rim, cujo tratamento se baseia em imunossupressão, diametralmente oposto ao tratamento da leptospirose.
Material e método
Relato de caso através de informações do prontuário.
Resultado
A leptospirose foi confirmada em três casos. Um paciente teve diagnóstico de vasculite ANCA relacionada. Um paciente não teve diagnóstico etiológico.
Discussão
Os casos confirmados de leptospirose apresentaram-se com epidemiologia positiva, febre, hemoptise, leucocitose, plaquetopenia e icterícia colestática.
Nenhum dos três tinha comorbidades prévias, sendo que dois deles mais jovens iniciaram e saíram de TRS em menos de uma semana. O terceiro ficou em TRS prolongada e apresentou hipercalemia leve durante evolução, o que fala a favor de outros mecanismos sobrepostos possíveis além da lesão túbulo-intersticial como hipovolemia, hiperbilirrubinemia, sepse e rabdomiólise.
Um dos pacientes não tinha epidemiologia positiva, nem hiperbilirrubinemia. Evoluiu como maior gravidade, VM prolongada e choque. Na pesquisa de secundarismo apresentou anticorpo ANCA mieloperoxidase positivo. Iniciado tratamento com corticóide e ciclofosfamida sem resposta adequada.
Conclusão
Pacientes com IRA grave e hemorragia alveolar necessitam de alta suspeição e investigação para diferenciar etiologias imunes de infecciosas e iniciar o tratamento em momento oportuno.
Palavras Chave
Leptospirose, lesão renal aguda, síndrome pulmão rim, vasculite ANCA, hemorragia alveolar, glomerulonefrite rapidamente progressiva
Área
Injúria renal aguda
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
DIOGO PASSOS DE SOUZA SANTANA, LARISSA FERNANDA DE OLIVEIRA , MARISA PETRUCELLI DOHER, CRISTINA DO AMARAL GAZETA , LARISSA NAOMI KAWAKAMI CHINEN, BRUNA FREITAS DE OLIVEIRA, NICOLE SACCINI MARIANO