Dados do Trabalho
Título
Nefropatia da IgA: Relato de caso
Relato do Caso
'Introdução:
A nefropatia da IgA é a glomerulopatia primária mais comum, podendo fazer parte da síndrome da Púrpura de Henoch-Schönlein. Predomina em asiáticos e caucasianos e tem pico de incidência na segunda e terceira décadas de vida. Caracteriza-se por deposição de imunocomplexos contendo IgA no glomérulo visualizados na imunoflorescência de biópsia renal.
Material e método:
Relato de caso baseado em revisão de prontuário do paciente.
Resultado:
O.C.I., masculino, asiático, 63 anos. Paciente paraplégico por trauma raquimedular em 2018, com bexiga neurogênica associada e necessidade de sondagem vesical intermitente.
Em 26/12/2022, foi internado por quadro de febre e lesões purpúricas em membros inferiores. Realizada biópsia cutânea: vasculite leucocitoclástica. Devido à melhora espontânea do quadro, recebeu alta para acompanhamento ambulatorial pela dermatologia sem uso de medicações.
Em 08/01/2023 interna para realização de cirurgia eletiva e, antes mesmo da abordagem cirúrgica, apresentou piora de função renal - Cr: 3,05 mg/dl (basal:0,54) - associada à hematúria macroscópica com dismorfismo eritrocitário positivo e proteinúria de 1842,5 mg/24h. Inicialmente aventada hipótese de NIA (uso prévio recente de ciprofloxacino por osteomielite de quadril), iniciado prednisona 1mg/kg/dia e realizada biópsia. Biópsia renal: Nefropatia da IgA com proliferação endocapilar e esclerose segmentar - Oxford: M0 / E1/ S1 / T0 / C0. Mantido corticosteroide (protocolo proposto por Manno et al.) associado a IECA, função renal em melhora, sem novos episódios de hematúria.
Discussão:
A Nefropatia da IgA é a doença glomerular mais prevalente no mundo, com apresentação variável: hematúria micro ou macroscópica, proteinúria geralmente subnefrótica e hipertensão arterial. O tratamento é baseado em uso de medicações antiproteinúricas e drogas imunossupressoras, como corticosteroides e ciclofosfamida, com estratégia terapêutica a depender da gravidade do acometimento glomerular e cronicidade.
Conclusões:
Paciente com quadro de hematúria macroscópica, proteinúria subnefrótica e história prévia de vasculite leucocitoclástica evoluindo com piora de função renal, com fatores confundidores para o diagnóstico - faixa etária atípica para vasculite por IgA, realização de sondagem vesical intermitente, uso de quinolona. Apresentou melhora de função renal com uso de corticosteroide e, após resultado de biópsia renal, foi possível realizar o diagnóstico retrospectivo de vasculite por IgA.
Palavras Chave
'Nefropatia da IgA; Púrpura de Henoch-Schönlein; Hematúria
Área
Doenças do glomérulo
Instituições
Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo - Brasil
Autores
THAÍSSA ALINE DO AMARAL, MARCELA PETROUCIC NUNES, LARISSA ANDRADE FIGUEIREDO , LETÍCIA ESCAMES, LUIZ FERNANDO DE SOUZA, JOÃO GABRIEL RODRIGUES ALBERTINI, RONALDO ROBERTO BÉRGAMO, DANIEL RINALDI DOS SANTOS, THIAGO GOMES ROMANO, RICARDO EUGÊNIO MARIANI BURDELIS