Dados do Trabalho


Título

HIPER-HIDRATAÇAO PERSISTENTE E SEUS DETERMINANTES EM PACIENTES EM DIALISE PERITONEAL CRONICA

Introdução

A hiper-hidratação (OH) é uma condição comum em pacientes diálise peritoneal (DP) e está associada a complicações cardiovasculares. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de OH persistente e seus determinantes em pacientes em diálise peritoneal crônica (DP).

Material e Método

Estudo prospectivo, multicêntrico e observacional, usando o equipamento de bioimpedância multifrequencial (Body Composition Monitor - BCM® - Fresenius Medical Care) para medir a OH e a composição corporal. As aferições foram realizadas no início do estudo, três e seis meses após a aferição basal. Foi definida como OH persistente a presença de OH ≥ 1 litro nas três avaliações. Realizamos uma regressão logistica multivariada para determinar os fatores associados com a OH persistente. Inicialmente, nós testamos todas as covariáveis de interesse na análise univariada, e aquelas com um valor de p<0,2 foram selecionadas para o modelo multivariado.

Resultados

Foram incluídos 97 pacientes, sendo eles: 54% mulheres, com idade média de 63 (54-69), com média de 15 (8-25) meses em DP crônica, de três centros de diálise. Foram identificados 33 (34,4%) pacientes com OH. Foram identificados como preditores independentes para OH persistente o diabetes (OR 5.7 95%CI 1.14-29.2), índice de massa corporal (IMC) (OR 0.76 95%CI 0.61-0.95) e creatinina sérica (OR 1.25 95% CI 1.01-1.53).

Discussão e Conclusões

Um terço dos pacientes avaliados tiveram OH persistente, e seus determinantes independentes foram diabetes, baixo IMC e maior creatinina sérica. Sabe-se que a creatinina sérica é um marcador de função residual reduzida, bem como o diabetes tem como sintoma a polidipsia. Ainda assim, nosso estudo apresenta algumas limitações em relação a dados como ingestão hídrica e de sódio. Mais estudos são necessários para investigar preditores independentes para OH persistente.

Palavras Chave

Doença Renal Crônica, Diálise Peritoneal, Bioimpedância, Hiper-hidratação

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR, Fundação Pró-Rim Joinville/SC - Santa Catarina - Brasil

Autores

NATALIA KNOLL SCATONE, CRISTINA TECHY ROTH-STEFANSKI, NAIANE RODRIGUES ALMEIDA, GILSON BIAGINI, FABIANA BAGGIO NERBASS, THYAGO PROENÇA MORAES