Dados do Trabalho


Título

COMPETENCIAS DA RESIDENCIA EM NEFROLOGIA: PERCEPÇAO DE PROFISSIONAIS SOBRE UTILIDADE E APRENDIZADO

Introdução

O currículo da Residência Médica de Nefrologia (RMN) foi reformulado, tornando-se baseado em competências. O estudo atual foi realizado para avaliar a percepção dos médicos nefrologistas sobre as competências adquiridas durante a RMN no Brasil e a importância destas para sua prática diária.

Material e Método

Estudo transversal utilizando questionário auto aplicável que avalia o participante, sua atuação como nefrologista e questiona sobre o aprendizado de diferentes competências durante a RMN e a importância deste para a prática atual como nefrologista

Resultados

Foram incluídos 163 nefrologistas, 55% do sexo feminino, com idade média de 41 anos e tempo de atuação médio na nefrologia de 11 anos. A RMM foi realizada em 42 programas de 11 estados, sendo 58% em SP. Os participantes atuam como nefrologista em ambulatórios (86%), hospitais (85%) e clínicas de diálise (69%). Nestes locais os seguintes procedimentos são realizados pelo nefrologista: implante do cateter provisório para hemodiálise (HD) (85%), biópsia renal (56%), passagem de cateter definitivo para HD (44%) e a passagem de cateter de diálise peritoneal (DP) (38%). Além disso, 46% trabalham com ensino e pesquisa e 29% com gestão. Todas as competências clínicas avaliadas foram consideradas úteis na prática atual de mais de 50% dos participantes, e mais da metade saiu da RMN se considerando aptos a realizá-las. A maior discrepância encontrada foi em relação à reconhecer e abordar a terminalidade: 54% se sentiram aptos e 94% consideram esta competência útil. Em relação aos procedimentos, foi encontrada unanimidade apenas em relação a passagem de cateter provisório de HD. Para a realização de biópsia renal, 50% sentiam-se aptos e 46% consideram este conhecimento útil; para a passagem de cateter definitivo de HD 20% se sentiam aptos e 31% consideram este conhecimento útil; para a passagem de cateter de DP 26% se consideram aptos e 30% consideram esta prática útil. Foi ainda avaliada a realização de fundo de olho (24% se sentiam aptos, 52% consideram útil) e a realização de ultrassonografia (34% se sentiam aptos, 75% consideraram útil). Menos da metade se sentia apto a realizar atividades de gestão, ensino e pesquisa, apesar de considerarem estas competências úteis para a prática diária.

Discussão e Conclusões

O estudo traz informações inéditas sobre a RMN, mostra que a maior parte das competências foi assimilada e é útil para a prática atual do nefrologista, porém algumas deficiências foram apontadas nas áreas de ensino, gestão, cuidados paliativos e USG

Palavras Chave

residência médica, nefrologia, competências, educação médica

Área

Nefrologia clínica

Instituições

Hospital do servidor Público de Estado de São Paulo (HSPE) - São Paulo - Brasil

Autores

MARIANA BATISTA PEREIRA, PATRICIA OLIVEIRA COSTA, KLEYTON ANDRADE BASTOS