Dados do Trabalho
Título
ANALISE DA ADEQUAÇAO DA HEMODIALISE EM PACIENTES IDOSOS
Introdução
INTRODUÇÃO: Estima-se que, em 2050 aproximadamente 30% da população brasileira vai ser de idosos. Com o advento do aumento da longevidade em nosso meio, esse dado, tem refletido proporcionalmente em aumento de idosos com doença renal crônica dialítica.
Material e Método
MATERIAL E METODOLOGIA: Estudo prospectivo e analítico, de pacientes idosos em hemodiálise, através de análise de dados contidos em programa de software em unidade de diálise no mês de março de 2023. Foram analisados os seguintes parâmetros clínicos para definir a adequação da hemodiálise em idosos: percentual de remoção de uréia (URP) maior ou igual a 65% e índice de eficiência de diálise (kt/V) maior ou igual a 1,2. Na amostra foram divididos os idosos em três categorias de faixa etária de 60-69 anos, de 70-79 e maior que 80 anos para análise de adequação da hemodiálise.
Resultados
RESULTADOS: O total de pacientes em hemodiálise no serviço foi de 81 pacientes, desses 42(52%) idosos. Em relação às faixas etárias tivemos entre 60-69 anos (19) 36,3%, entre 70-79 anos (14) 45,4% e (9) 21,4% idosos > 80 anos. A média de idade foi de 71,7 anos (60 – 86 anos), sendo (23) 55% do sexo masculino. A URP < 65% ocorreu em (9) 21,4% e o Kt/V < 1,2 ocorreu em (11) 26,2% dos idosos, sendo que os 9 idosos com inadequação da hemodiálise ambos tinham os 2 fatores de adequação a baixo do esperado e 2 somente idosos com Kt/V alterado; não tendo ambos significado expressivo entre as faixas etárias de 60-69 (4) e 70-79 (5) anos. Mas, significativo em pacientes muito idosos de (9) apenas (2) 22,2% apresentaram URP e Kt/V inadequados.
Discussão e Conclusões
DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: Em relação à comparação entre URP e Kt/V, não tivemos diferença estatística entre um ou outro método para predizer adequação da hemodiálise, demonstrando que ambos os métodos podem ser adequados. A ocorrência de URP maior ou igual a 65% e Kt/V maior ou igual a 1,2 foram respectivamente (33) 78,6% e (31) 73,8%. Doses inadequadas de diálise estão associadas a maiores taxas de morbimortalidade em pacientes com DRC dialítica. As medidas mensais, desses parâmetros, são necessárias para assegurar uma melhor adequação do tratamento dialítico, demonstrando a falta de diretrizes baseadas em evidências clínicas para tratamento adequado desses pacientes idosos em hemodiálise.
Palavras Chave
idosos, adequação da hemodiálise,
Área
Doença renal crônica
Instituições
CARDIONEFROCLÍNICA - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
JOAO AUGUSTO DE VASCONCELOS DA SILVA VASCONCELOS SILVA, RODRIGO VASQUEZ DA SILVA VASQUEZ SILVA, NELSON MARQUES EULA MARQUES EULA, AMANDA MARIA RODRIGUES SCHERNER MARIA SCHERNER, ARTHUR KOECHE DA SILVA KOECHE SILVA, GUSTAVO GARCIA DURAN GARCIA DURAN, MATHEU AYALA AYALA AYALA, RENÉ CARBONAY LOPEZ CARBONAY LOPEZ, DAGNER BERNARDO MARTINEZ DÍAZ BERNARDO DÍAZ, TAISI MOREIRA DUTRA MOREIRA DUTRA, TAIS SANTANA SANTANA SANTANA, DIONARA PEREIRA CARDOZO PEREIRA CARDOZO