Dados do Trabalho


Título

ANTICORPO ANTI-PLA2R NA GLOMERULOPATIA MEMBRANOSA EM SUAS FORMAS PRIMARIA E SECUNDARIA

Introdução

A glomerulopatia membranosa (GNM) é considerada a principal causa de síndrome nefrótica em adultos. A maioria dos casos é considerada primária, mas cerca de 20-30% das GNM são secundárias a uma condição clínica subjacente, como neoplasias, infecção ou autoimunidade. A biópsia renal é vista como o padrão-ouro para diagnóstico da doença, mas desde a descoberta do antígeno receptor tipo M da fosfolipase A2 (PLA2R) e de seu anticorpo (anti-PLA2R), considera-se que é possível estabelecer o diagnóstico da doença sem exame histológico. Segundo estudos, o anticorpo anti-PLA2R tem especificidade de até 99% para o diagnóstico de GNM primária; no entanto, no que diz respeito às formas secundárias e outras glomerulopatias, há resultados conflitantes quanto a sua taxa de sensibilidade e especificidade. Na prática clínica, anticorpos anti-PLA2R têm sido detectados em pacientes com GNM com claros indícios de tratar-se de GNM secundária, originando dúvidas sobre o seu papel como marcador exclusivamente de doença primária.

Material e Método

Estudo observacional, retrospectivo, centro único, baseado no levantamento de dados de prontuários de pacientes seguidos em ambulatório de hospital terciário, entre 2012 a 2022, com diagnóstico histológico de GNM, classificada como primária ou secundária conforme investigação realizada na rotina de atendimento e com dosagem de anti-PLA2R sérico ou pesquisa tecidual realizada

Resultados

No período entre 2012 e 2022, foram identificados 128 casos de GNM, sendo que em 75 deles foi realizada dosagem de anti-PLA2R/PLA2R. Dentre os casos com pesquisa disponível, 44 (58,6%) foram classificados como GNM primária e 31 (41,4%) como GNM secundária. A positividade do anti-PLA2R/PLA2R foi de 61,3% na GNM primária e 32,2% na secundária. Não houve diferença estatisticamente significativa com relação às características clínicas, laboratoriais, histopatológicas ou desfechos clínicos entre os pacientes com GNM primária e secundária nos grupos anti-PLA2R/PLA2R positivo ou negativo. A maioria dos casos de GNM secundária com anti-PLA2R/PLA2R positivo encontrava-se no grupo de doenças autoimunes e não houve casos positivos secundários a neoplasias.

Discussão e Conclusões

Detectou-se anti-PLA2R/PLA2R em GNM primária e secundária, com maior prevalência do anticorpo em casos de GNM classificada como primária. Dentre os casos de GNM secundária, as doenças autoimunes foram as mais relacionadas à positividade do marcador e nenhuma GNM secundária a neoplasias apresentou anti-PLA2R/PLA2R positivo.

Palavras Chave

Palavras-chave: 1. Glomerulonefrite. 2. Glomerulopatia Membranosa. 3. Anticorpo Anti-PLA2R. 4. Autoanticorpos. 5. Síndrome Nefrótica.

Área

Doenças do glomérulo

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

CRISTINA DO AMARAL GAZETA, GIANNA MASTROIANNI KIRSZTAJN , DAVI RETTORI PARDO DOS SANTOS