Dados do Trabalho
Título
Telcaps: um caso de resolução espontânea levanta questionamentos sobre a importância dessas alterações nas doenças vasculares da retina
Objetivo
Recentemente foi demonstrado em algumas doenças vasculares da retina, especificamente - oclusões venosas e retinopatia diabética - estruturas vasculares com tamanho superior aos microaneurismas (>150 micra) que desempenham um papel central, no início, na recorrência precoce e/ou persistência do edema macular.
O relato de caso tem como objetivo demonstrar um desfecho incomum, diferente dos observados nos pacientes que apresentam “TelCaps”, em casos de retinopatia diabética e oclusões vasculares. E, dessa forma, levantar questionamentos que possam nortear os próximos passos na elucidação e compreensão dessas estruturas.
Relato do Caso
O caso se refere a paciente do sexo feminino, 83 anos, diabética , com diagnostico de retinopatia diabética grave, em acompanhamento no departamento de Retina do Hospital São Gerado. No OCT, observou-se presença de “microaneurisma”com 240 micrômetros de diâmetro, em região perifoveal. Na ocasião, foi definido seguimento ambulatorial, com possibilidade de aplicação de fotocoagulação focal, na observância de Edema Macular. Contudo, após 6 meses de seguimento, foi observado resolução do TelCaps e ausência de edema macular, sem realização de fotocoagulação ou aplicação de anti-VEGF.
Conclusão
Paques et al. demonstrou, a partir de, análise por microscopia confocal, algumas proposições que podem auxiliar na compreensão dos “TelCaps”.
Nessa análise foram encontrados alguns espectros de alterações microvasculares, exibindo uma ampla variedade de formas e tamanhos.
A partir dessas observações, discute-se que a perda da homeostase capilar, favorece a trombose local e, também, a perda da barreira hematorretiniana. Tal estudo, ainda indaga sobre alguns pontos interessantes: a protuberância de capilares das oclusões podem ser diferentes dos microaneurismas da retinopatia diabética. Alem disso, a retinopatia diabética é amplamente restrita a capilares, enquanto as oclusões vasculares podem afetar vasos pré e pós-capilares.
Tendo como base o pouco conhecimento ainda sobre o tema, alguns questionamentos em relação aos “TelCaps” devem nortear os próximos passos rumo ao esclarecimento: Qual a histopatologia dos TelCaps ? O conhecimento pleno da histopatologia e da historia natural impactaria a condução dos pacientes com edema macular refratário? A presença de”TelCaps" poderia ser preditor de prognóstico da acuidade visual em pacientes com edema macular pós tratamento convencional? A melhora do controle clinico do diabetes e de outras condições, como, hipertensão arterial sistêmica, colesterolemia e índice de massa corporal, teriam um impacto na evolução dos “TelCaps”?
Área
Retina e Vítreo
Instituições
UFMG - Hospital São Geraldo - Minas Gerais - Brasil
Autores
Eduardo Alves Gomes Oliveira, Caio Amaral Silva, Maria da Conceição Frisson Correa da Silva, Carlos Eduardo Reis Veloso, Marcio Bittar Nehemy, Emilio Andrade Rocha