Dados do Trabalho


Título

CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DO 10º PERIODO EM RELAÇAO A OFTALMOLOGIA

Objetivo

Avaliar o conhecimento dos alunos do 10º período de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre tópicos gerais em Oftalmologia.

Método

Foi utilizado um questionário com dez questões de múltipla escolha elaborado pelo Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da UFMG antes do início da disciplina obrigatória Atenção Secundária em Oftalmologia. A participação foi individual e voluntária, sem qualquer consulta durante a aplicação do questionário.

Resultados

Sessenta e seis alunos participaram respondendo o questionário. Quatro alunos declararam ter cursado a disciplina optativa Oftalmologia. A média geral de acertos foi 69,1%, sendo que os que cursaram a disciplina optativa acertaram 77,5% das questões, enquanto os demais acertaram 68,5% (P=0,44). O menor índice de acertos foi na questão que abordava as causas da ambliopia (21,2%). As duas questões envolvendo a anatomia do bulbo ocular também apresentaram baixos índices de acertos (56,1% e 33,3%). Por outro lado, 97,0% dos alunos acertaram a questão sobre alterações do fundo do olho e 92,4% sobre o manejo de queimaduras químicas. As taxas de acertos para perguntas sobre a definição de catarata e glaucoma foram respectivamente 71,2% e 84,8%.

Conclusões

O conhecimento prévio dos alunos sobre temas fundamentais da Oftalmologia é variável, com maior dificuldade em Anatomia Ocular. O bom desempenho em questões gerais de patologias oculares prevalentes sugere uma base sólida integrada ao currículo de formação do médico generalista.

Área

Oftalmologia Geral

Instituições

Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Julmar Dias de Carvalho Paula, Guilherme Flor Ocampo, Camila Mari Yamada, Carlos Eduardo dos Reis Veloso, Letícia Maria Coelho, Alberto Diniz Filho