Dados do Trabalho


Título

CORREÇAO DE ESTRABISMO COM BOTOX E BENEFICIO PARA A FUNCIONALIDADE

Objetivo

Relatar a melhora no uso da visão funcional nos atendimentos de habilitação visual após aplicação de toxina botulínica pelo oftalmologista em uma criança com baixa visão secundária à síndrome rara.

Relato do Caso

A correção de estrabismo com botox pode auxiliar crianças com baixa visão que apresentem desempenho em suas tarefas prejudicado por causa do desvio.A.C, 4 anos, diagnóstico de síndrome genitopatelar com disfunção neurológica caracterizada dentre outros por baixa visão, disfagia e comprometimento motor. Iniciou acompanhamento oftalmológico e estimulação visual precoce em um hospital de olhos da rede privada de Belo Horizonte em 2021. Apresentou evolução aos exames e na funcionalidade visual. Foram prescritos óculos e em 2024 realizado procedimento de 5U nos retos laterais. Acuidade visual de OD: 20/170 e OE:20/260 e exotropia de 35 dioptrias. Comparando-se a avaliação da visão funcional anterior com a atual foi possível observar melhora nos seguimentos visuais e na velocidade de localização de objetos coloridos na superfície (varredura visual) em todos os campos da mesa. Antes localizava preto e branco, com incentivo e lentidão.

Conclusão

A correção do estrabismo com botox contribuiu com a funcionalidade da criança, na medida em que a varredura visual e evolução nos seguimentos visuais possibilitam melhor desempenho no Brincar, que é sua principal ocupação.

Área

Baixa Visão Infantil e Reabilitação Visual

Instituições

Instituto de Olhos de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

Aline Oliveira Brandao, Galton Carvalho Vasconcelos