Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO DE SINDROME DE DUANE TIPO II COM BANDA ACESSORIA FIBROTICA DO RETO LATERAL: DESAFIOS DIAGNOSTICOS E ABORDAGEM CIRURGICA.

Objetivo

Relatar caso de síndrome de Duane tipo II com banda acessória diagnosticada intraoperatória.

Relato do Caso

Paciente, 37 anos, sexo feminino, apresentava estrabismo e posição compensatória de cabeça (PCC) desde o nascimento, com dor cervical devido à PCC girada 20º a direita. O exame revelou KTCC em posição primária do olhar (PPO) com XT 30 DP / XT’ 40 DP e ortotropia em PCC. As versões mostraram -1 RLE e -5 RME, com enoftalmo significativo em OE na adução. O teste de ducção forçada indicou restrição importante à adução do OE. Com diagnóstico de síndrome de Duane tipo II à esquerda, foi indicada cirurgia. O plano inicial era duplo recuo dos retos laterais, mas durante o procedimento, identificou-se uma banda fibrótica anômala inferior ao RLE que, ao ser desinserida, liberou a adução do OE. Assim, optou-se pelo recuo do RLE e da banda fibrosa, de 12mm em Hang back. No 1° DPO, a KTCC em PPO foi ortotrópica, com melhora significativa da posição da cabeça e do enoftalmo de OE.

Conclusão

A síndrome de Duane é uma desordem oculomotora rara que apresenta desafios diagnósticos e terapêuticos, caracterizando-se por limitação de abdução e/ou adução, retração do globo e estreitamento da fissura palpebral. Causada pela hipoplasia ou ausência do núcleo abducente e inervação anômala do reto lateral, a condição requer avaliação individualizada e compreensão das variantes anatômicas para o sucesso do tratamento.

Área

Estrabismo

Instituições

PUC MINAS - Minas Gerais - Brasil

Autores

Maria Paula Duarte Schettino, Mariana Prates Starling Pereira